Currículo

Desenvolvimento Emocional na Família e na Escola 00124

Contextos

Groupo: Administração Pública > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livre - 2º Ano

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz: OA1. Distinguir a temáticas das emoções no contexto familiar e escolar; OA2. Identificar a implicação das emoções para o bom funcionamento familiar e o sucesso escolar; OA3. Identificar, construir e criticar programas e estratégias de intervenção para o desenvolvimento de competências emocionais.

Programa

CP1. As emoções em contexto familiar 1.1. As emoções no funcionamento e comunicação familiar 1.2. As emoções no processo pais-filhos e irmãos-irmãos 1.3. Regulação emocional na família CP2. As emoções em contexto escolar 2.1. As emoções no sucesso escolar 2.2. As emoções no grupo de pares 2.3. Regulação emocional na sala de aula CP3. Promoção de competências emocionais 3.1. Estratégias de desenvolvimento de competências emocionais 3.2. Programas de intervenção para a promoção de competências emocionais

Método de Avaliação

Os estudantes podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui os seguintes instrumentos de avaliação: apresentação e discussão oral, na sala de aula, de um artigo científico (50%) - trabalho de grupo, e realização e apresentação oral de um trabalho, sobre um dos temas da UC (50%). - trabalho individual. Todos os instrumentos de avaliação devem ter uma nota mínima de 9.5 valores. A modalidade de avaliação por exame é composta por um exame escrito individual (100%) nos períodos de avaliação definidos (1ª e/ou 2ª época e/ou época especial).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 123.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Bierman, K., Greenberg, M., Coie, J., Dodge, K., Lochman, J. & McMahon, R. (2017). Social and emotional skills training for children : the fast track friendship group manual. Guilford Press Jones, S, Barnes, S, Bailey, R, & Doolittle, E (2017). Promoting social and emotional competencies in elementary school. The Future of Children, 27(1), 49?72. LoBue, V., Pérez-Edgar, K., & Buss, K. (2019). Handbook of emotional development. Springer. Macklem, G (2020). Brief SEL interventions at school : integrating research into practice. Springer. McKown, C, & Taylor, J (2018). Introduction to the special issue on social-Emotional assessment to guide educational practice. Journal of Applied Developmental Psychology, 55, 1-3. World Economic Forum (2016). New Vision for Education: Fostering Social and Emotional Learning through Technology. WEF.:

Secundária

  • Aber, J. L., Brown, J. L., & Jones, S. M. (2003). Developmental trajectories toward violence in middle childhood: Course, demographic differences, and response to school-based intervention. Developmental Psychology, 39 (2), 324?348. Bronfenbrenner, U., & Morris, P. (1998). The ecology of developmental processes. In: W. Damon & R. M. Lerner (Eds.). Handbook of child psychology: vol. 4. Theories of human development (pp. 993-1028). New York: John Wiley. Carvalhosa, S (2010). Prevenção da violência e do bullying em contexto escolar. Lisboa: Climepsi Editores. Chen, X. & Rubin, K. (eds.) (2011). Socioemotional development in cultural context. The Guilford Press. Denham, S (1997). When I have a bad dream, mommy holds me: preschoolers conceptions of emotions, parental socialisation, and emotional competence. International Journal of Behavioral Development, 20 (2), 301-319. Figueiredo, B., Marques, A., Costa, R., Pacheco, A., & Pais, A. (2005). Bonding: Escala para avaliar o envolvimento emocional dos pais com o bebé. Psychologica, 40, 133-154. Fine, S. E., Izard, C. E., & Trentacosta, C. J. (2006). Emotion Situation Knowledge in Elementary School: Models of Longitudinal Growth and Preschool Correlates. Social Development, 15 (4), 730-751. Garaigordobil, M. (2004). Effects of a psychological intervention on factors of emotional development during adolescence. European Journal of Psychological Assessment, 20 (1), 66-80. Larson, R. W., & Brown, J. R. (2007). Emotional development in adolescence: What can be learned from a high school theater program?. Child Development, 78 (4), 1083-1099. Macklem, G (2008). Practitioner's Guide to Emotion Regulation in School-Aged Children. Springer. McKown, C., & Taylor, J. (2018). Introduction to the special issue on social-Emotional assessment to guide educational practice. Journal of Applied Developmental Psychology, 55, 1-3. McLeod, B. D., Sutherland, K. S., Martinez, R. G., Conroy, M. A., Snyder, P. A., & Southam-Gerow, M. A. (2017). Identifying common practice elements to improve social, emotional, and behavioral outcomes of young children in early childhood classrooms. Prevention Science, 18, 204-213. Menesini, E, Sanchez, V., Fonzi, A, Ortega, R, Costabile, A., & Feudo, G. (2003). Moral Emotions and Bullying: A Cross-National Comparison of Differences Between Bullies, Victims and Outsiders. Aggressive Behavior, 29, 515-530. Nadel, J. & Muir, D. (2005). Emotional development : recent research advances. Oxford University Press. Raikes, H, & Thompson, R (2006). Family emotional climate, attachment security and young children?s emotion knowledge in a high risk sample. British Journal of Developmental Psychology, 24, 89-104. Ramsden, S. R., & Hubbard, J. A. (2002). Family Expressiveness and Parental Emotion Coaching: Their Role in Children's Emotion Regulation and Aggression. Journal of Abnormal Child Psychology, 30 (6), 657-667. Rittenour, C., Myers, S., & Brann, M. (2007). Commitment and emotional closeness in the sibling relationship. Southern Communication Journal, 72 (2), 169-183. Stocker, C, Richmond, M, & Rhoades, G (2007). Family emotional processes and adolescents adjustment. Social Development, 16(2), 310-325.:

Disciplinas de Execução