Currículo

Administração Pública Comparada (2c) M2511

Contextos

Groupo: Administração Pública > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: Administração Pública > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Proporcionar aos participantes: (a) aquisição de conhecimentos sobre os sistemas de administração pública objecto de estudo, tendo nomeadamente em atenção, por um lado, a identificação e discussão das principais teorias sobre o significado actual da relação de subordinação da administração pública perante o poder político e o direito e o impacto da globalização nas condições de governação e, por outro lado, a análise das características essenciais dos diferentes sistemas, sendo objecto de comparação aspectos chave relativos às estruturas de poder nacionais, regionais e locais, às formas de organização administrativa, à evolução do emprego público, aos mecanismos de controle da administração pública e ao papel assumido, em sede de governança, pela cidadania activa; (b) desenvolvimento de competências de operacionalização analítica dos conceitos e teorias expostos.

Programa

CONTEXTO POLÍTICO-INSTITUCIONAL Estado e governança - Estado de direito e formas de governança - A emergência de sistemas em rede Globalização, governabilidade e democracia - Arquitectura da governabilidade global - As novas ortodoxias e o peso da história SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Características essenciais - Sistemas administrativos ?clássicos? ? França e Alemanha - A administração no contexto da ?cultura cívica? ? Grã-Bretanha e Estados-Unidos - A administração pública portuguesa - A administração na América Latina - A administração nos PALOP Análise comparativa - Estruturas de poder nacionais, regionais e locais. - Formas de organização administrativa - Evolução do emprego público. - Mecanismos de controle da administração pública - Cultura administrativa e exercício da cidadania

Método de Avaliação

A UC pode ser frequentada em regime de avaliação contínua ou de exame final Conteúdo da avaliação contínua: (a) prova de avaliação, que consiste na realização de um trabalho escrito individual, baseado na bibliografia sugerida (máximo: 20 páginas), com 75% na ponderação da nota; (b) participação nas aulas, com 25% na ponderação da nota. Regime de presença nas aulas: 75% de assiduidade.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • ZILLER, Jacques (1993), Administrations comparées - les systèmes politico-administratifs de l'Europe des Douze, Paris, Montchrestien. ROSENBLOOM, David H. et al. (2009), Public Administration - Understanding Management, Politics and Law in the Public Sector, Nova Iorque, McGraw Hill; PIERRE, Jon e B. Guy Peters (2000), Governance, Politics and the State, Londres, Macmillan; MOZZICAFREDDO, Juan e João Salis Gomes (org.) (2001), Administração e Política: Perspectivas de Reforma da Administração Pública na Europa e nos Estados Unidos, Oeiras, Celta Editora; MÉNY, Yves e Yves Surel (2004), Politique comparée: Les démocracies (Allemagne, États-Unis, France, Grande-Bretagne,Italie), Paris, Montchrestien; MARTINEZ, Agosti Cerrillo i ( coord.) (2005), La gobernanza hoy: 10 textos de referencia, Madrid,INAP; DIEZ, Salvador Parrado (2002), Sistemas administrativos comparados, Madrid, Editorial Tecnos; CHEVALLIER, Jacques (2002), Science administrative, Paris, PUF; :

Secundária

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Disciplinas de Execução

2009/2010 - 1º Semestre

2010/2011 - 1º Semestre

2011/2012 - 1º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre