Currículo

Educação ao Longo da Vida 00505

Contextos

Groupo: Administração Pública > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livre Ou Supletiva - 1º Ano

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Nesta UC, pretende-se que os alunos atinjam os seguintes objetivos de aprendizagem (OA) a) Compreender e refletir criticamente sobre as principais características e dinâmicas das sociedades atuais e a relação destas com a centralidade crescente dos processos de aprendizagem ao longo da vida; b) Distinguir os vários tipos de processos e contextos de aprendizagem na idade adulta; c) Refletir sobre as competências-chave, ou fundamentais, nas sociedades atuais; d) Identificar as condições sociais que favorecem, ou antes dificultam, o desenvolvimento de aprendizagens e compreender as desigualdades sociais neste domínio; e) Conhecer a evolução das modalidades de educação e formação existentes na sociedade portuguesa, a sua extensão e o perfil social dos adultos por elas abrangidos, e ainda o(s) seu (s) impacto(s).

Programa

1. Educação ao longo da vida: a unidade curricular e a relevância social e científica do tema 2. Sociedades marcadas pela educação e pela aprendizagem. Características, desafios e exigências das sociedades atuais 3. A educação e a aprendizagem ao longo da vida na agenda política 4. Aprendizagem e educação de adultos (AEA) em Portugal, na UE e no mundo 5. Desigualdades na AEA. As barreiras à participação 6. Competências, competências-chave e aprendizagem ao longo da vida 7. Literacia e avaliação de competências-chave em estudos comparativos internacionais 8. Educação de adultos em Portugal. Evolução das políticas e indicadores de participação 9. Metodologias e modalidades de educação e formação de adultos em Portugal 10. Impactos e resultados dos processos de educação e formação de adultos

Método de Avaliação

1. Avaliação ao longo do semestre Nesta modalidade, a avaliação decorre dos seguintes elementos: - Apresentação e debate oral, em grupo, de um texto, ou Ficha de leitura (30%); - Trabalho individual escrito (70%). O trabalho individual será subordinado a um tema relacionado com o programa e deverá apoiar-se em referências bibliográficas previamente validadas pela docente. A dimensão do trabalho não deverá ultrapassar 10 páginas. O trabalho poderá ter discussão, a qual será considerada na nota final a atribuir. 2. Avaliação por exame A avaliação em época de exame é feita através da entrega de um trabalho individual subordinado a um tema relacionado com o programa. O tema e bibliografia obrigatória são disponibilizados na plataforma moodle pelo menos 3 semanas antes da data de entrega. A dimensão do trabalho não deverá ultrapassar as 12 páginas. O trabalho poderá ter discussão, a qual será considerada na nota final a atribuir.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • AAVV (2020), Educação de Adultos: ninguém pode ficar para trás, CNE Araújo, L. (2015), Educação de Adultos: Soluções Transitórias para um Problema Persistente", em Rodrigues (org.), 40 Anos de Políticas de Educação em PT, Almedina, p.353-392 Ávila, P. (2023). Estudos extensivos de literacia em Portugal: um balanço. Sociologia, Revista da FLUP. 45, 27-50 Ávila, P. (2023). Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na EU, Sociologia, Problemas e Práticas. 102, 9-39 Boeren, E. (2016), Lifelong Learning Participation in a Changing Policy Context, Palgrave Macmillan Canário, R. (2000), Educação de Adultos: Um Campo e uma Problemática, EDUCA Costa, António Firmino da (2003), "Competências para a sociedade educativa: questões teóricas e resultados de investigação", em AA.VV. (org), Cruzamentos de Saberes. Aprendizagens Sustentáveis, Lisboa, FCG Field, J. (2006), Lifelong Learning and the New Educational Order UNESCO (2022),5th Global Report on Adult Learning and Education:

Secundária

  • - Alves, Mariana Gaio (2010), "Aprendizagem ao longo da vida: entre a novidade e a reprodução de velhas desigualdades", Revista Portuguesa de Educação, 23(1), pp. 7-28. - Ávila, P. (2008), A Literacia dos Adultos. Competências-chave na Sociedade do Conhecimento, Celta; - Benavente, Ana, Alexandre Rosa, António Firmino da Costa e Patrícia Ávila (1996), A Literacia em Portugal. Resultados de uma Pesquisa Extensiva e Monográfica, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian / Conselho Nacional de Educação. - Capucha, Luís (2018), "Educação de adultos: a ideologia conta", Forum Sociológico (32), pp. 17-27. Commission European (2019), Key Competences for Lifelong Learning, Luxembourg, Publications Office of the European Union. - Enguita, Mariano Fernández (2001), Educar en Tiempos Inciertos, Madrid, Morata. - European Comission (2012), EU High Level Group of Experts on Literacy. Final Report, Bruxelas. - Eurostat (2016), Classification of Learning Activities Manual, Luxembourg, Publications Office of the European Union. - Fernández, Florentino Sanz (2006), As raízes históricas dos modelos actuais de educação de pessoas adultas, Lisboa, Educa. - Milana, Marcella, Sue Webb, John Holford, Waller Richard e Peter Jarvis (orgs.) (2018), The Palgrave International Handbook on Adult and Lifelong Education and Learning, Palgrave Macmillan. - Perrenoud, Philippe (2003), Porquê Construir Competências a Partir da Escola? Desenvolvimento da Autonomia e Luta contra as Desigualdades, Porto, Edições Asa. - Rothes, Luís Areal (2009), Recomposição Induzida do Campo da Educação Básica de Adultos, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. - Schuller, Tom, John Preston, Cathie Hammond, Angela Brassete-Grundy e John Bynner (2004), The Benefits of Learning. The Impact of Learning on Health, Family Life and Social Capital, Londres, Routledge-Falmer. -UNESCO (2019), 4th Global Report on Adult Learning and Education. Leave no One Behind. Participation, Equity and Inclusion, Hamburg, UNESCO Institute for Lifelong Learning.:

Disciplinas de Execução