Currículo

Modernização Administrativa e Modelos de Gestão Pública 00550

Contextos

Groupo: Administração Pública > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A Unidade Curricular de Modernização Administrativa e Modelos de Gestão Pública pretende dotar os alunos de capacidade de apreciação crítica no que concerne às questões que hoje existem acerca das linhas de reforma em curso na Administração Pública. Desta forma, torna-se objetivo fundamental da Unidade Curricular fazer com que os estudantes aprendam a desenvolver uma reflexão e ter uma argumentação teoricamente fundamentada sobre a governação colaborativa da Administração Pública.

Programa

T.1. A Governação Colaborativa na Administração Pública: Principais Paradigmas nos Serviços Públicos T.2. Gestão Integrada das Pessoas: Natureza, Identidade e Comportamento T.3. O Papel da liderança e da inovação através da expansão de formas de governação colaborativas: Liderança Pública Integrada T.4. A Gestão das Cidades Inteligentes: Elementos facilitadores e inibidores do sucesso dos ecossistemas em diferentes fases de evolução. T.5. Integração da Informação e Tomada de Decisão T.6. Gestão da Inovação: Digitalização, Mercado e Transformação Organizacional T.7. Formas Locais de Governança Integrada. T.8. Inteligência Artificial integrada para a Gestão Pública. T.9. Gestão do Desempenho Integrado T.10. Gestão Integrada do Controlo Interno

Método de Avaliação

No final da UC, deverá ser capaz de: (i) Sintetizar a gestão colaborativa com a sua base para a gestão estratégica e objetivos das políticas; (ii) Apreciar a gestão integrada em termos da sua capacidade de cumprir os objetivos; (iii) Avaliar criticamente o desempenho tanto nas consequências negativas como positivas para a gestão estratégica e o impacto organizacional; (iv) Abordar criticamente as perspetivas teóricas que sustentam a gestão pública e os objetivos estratégicos; (v) Permitir aos estudantes aplicar quadros utilizados no âmbito da gestão estratégica e de desempenho; (vi) Reconhecer e resolver os desafios enfrentados pelas organizações que desenvolvem quadros de gestão colaborativa dentro de ambientes complexos de serviço público. | O processo de avaliação de conhecimentos contempla a avaliação contínua. A avaliação dos alunos será feita através da apresentação de um dos temas da UC que constam no programa e de um trabalho escrito final, que será apresentado em sala de aula. O aluno deverá desenvolver um trabalho crítico sobre um dos artigos científicos, distribuídos pelo professor, para testar as habilidades de compreensão e pensamento crítico em relação ao tema. As aulas serão introduzidas pelo professor e, de seguida, um ou vários estudantes realizam a apresentação do tema. Os alunos podem trabalhar juntos em pequenos grupos sobre esses temas e são auxiliados pelo professor em um ambiente de trabalho colaborativo e não-competitivo. A avaliação será individual e consistirá: na apresentação de um tema nas aulas (40%), na participação do aluno (10%) e na revisão crítica de um artigo com apresentação e discussão oral (50%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Knies, E., P. Leisink, and R. Van de Schoot. (2020). ?People Management: Developing and Testing a Measurement Scale.? The International Journal of Human Resource Management 31 (6): pp. 705?37. Buengeler, C., H. Leroy, and K. De Stobbeleir. (2018). ?How Leaders Shape the Impact of HR?s Diversity Practices on Employee Inclusion.? Human Resource Management Review 28 (3): pp. 289?303. Ashikali, T., S. Groeneveld, and B. Kuipers. (2020). ?The Role of Inclusive Leadership in Supporting an Inclusive Climate in Diverse Public Sector Teams.? Ansell, Chris, and Jacob Torfing. (2015). ?How Does Collaborative Governance Scale?? Policy & Politics 43 (3). Andersen, L. B., B. Bjørnholt, L. L. Bro, and C. Holm-Petersen. (2018). ?Achieving High Quality through Transformational Leadership: A Qualitative Multilevel Analysis of Transformational Leadership and Perceived Professional Quality.? Public Personnel Management 47 (1). :

Secundária

  • Osborne, Stephen P. (ed.) (2010). The New Public Governance? Emerging Perspectives on the Theory and Practice of Public Governance, London: Routledge. Osborne, S. (2006). ?The new public governance?, Public Management Review, 8 (3), 377?387. Op de Beeck, S. (2017). Successful HRM Implementation in a Public Sector Setting: Why Line Managers Are the Vital Link. Leuven: KU Leuven Public Governance Institute. OECD (2019). Public Value in Public Service Transformation: Working with Change, OECD Publishing, Paris. Lucas, K. and Renn, O. (2020). ?Systemic risks: Intersections between science and society with policy implications for sustainability?, International Journal of Environmental Sciences and Natural Resources, 23 (2). Longstaff, P. H. (2005). Security, Resilience, and Communication in Unpredictable Environments Such as Terrorism, Natural Disasters, and Complex Technology. Cambridge: Program on Information Resources Policy, Center for Information Policy Research, Harvard University. Koppenjan, J. & Christopher Koliba (2013). Transformations Towards New Public Governance: Can the New Paradigm Handle Complexity?, International Review of Public Administration, 18:2, 1-8. Iborra, S. S., A. Saz-Carranza, X. Fernández-i-Marín, and A. Albareda. (2018). ?The Governance of Goal-Directed Networks and Network Tasks: An Empirical Analysis of European Regulatory Networks.? Journal of Public Administration Research and Theory 28 (2): 270?292. Hofstade, H., and J. Torfing. (2016). ?Collaborative Innovation as a Tool for Environmental, Economic and Social Sustainability in Regional Governance.? Scandinavian Journal of Public Administration, 19 (4): 49?70. Head, B.W. and Alford, J. (2015). Wicked Problems: Implications for Public Policy and Management. Administration and Society, Vol 47(6) 711-739. Falk, S., Römmele, A., Silverman, M. (eds) (2017). Digital Government. Springer: Cham. Dunleavy, P., H. Margetts, S. Bastow and J. Tinkler (2006). ?New public management is dead ? long live digital-era governance?, Journal of Public Administration Research and Theory, 16 (3), 467?494. Collins, A., M.-F. Florin and O. Renn (2020). ?COVID-19 risk governance: Drivers, responses and lessons to be learned?, Journal of Risk Research, 2. :

Disciplinas de Execução

2009/2010 - 1º Semestre

2010/2011 - 1º Semestre

2011/2012 - 1º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre