Currículo

Sociedade Educativa - Problemáticas e Dinâmicas SEPD

Contextos

Groupo: Administração Pública > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livre Ou Supletiva - 1º Ano

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Programa

1.Sociedade educativa: actualidade social e enquadramento teórico 1.1.Problematização dos conceitos de sociedade educativa e sociedade de aprendizagem 1.2.Teoria social contemporânea e debate público 1.3.A configuração educativa das relações sociais no mundo actual 2.Dimensões e problemas da sociedade educativa 2.1.Literacia: conceitos, medidas e comparações internacionais 2.2.Competências sociais em contexto de globalização e inovação 2.3.Contextualidade e transversalidade das competências 2.4.Credenciais escolares, qualificações profissionais e recomposições sociais 2.5.Ambivalências do credencialismo: status e competências; sobrevalorização e subvalorização social 2.6.Cultura científica e cultura tecnológica na sociedade do conhecimento 2.7.Criação artística, práticas culturais e formação de públicos da cultura 2.8.Novos modos de consumo e novos estilos de vida: disposições, competências e projectos 2.9.Sociedade de risco e sociedade de vigilância: educação ambiental e formação cívico-política 2.10. Processo civilizacional e aprendizagem da pluralidade cultural 2.11.Esfera pública, mediatização, regulação democrática: o caso da violência na escola 2.12.Redes e fluxos: exclusão e inclusão na sociedade educativa, competências e desigualdades sociais 3.Reflexividade analítica e acção reflexiva: problemas de articulação entre análise e intervenção nas dimensões educativas da sociedade

Método de Avaliação

A avaliação dos alunos terá como base: a) a participação nas aulas; b) o debate nas aulas e seminários de bibliografia de trabalho; c) um trabalho escrito individual. No fim do semestre, cada aluno deverá entregar um trabalho escrito sobre um tema relativo ao programa da cadeira, com a forma de um ensaio sintético de natureza principalmente teórica, sem que tal exclua a possibilidade de se tomar como referência um problema ou caso concreto, ou de se incluírem informações empíricas pertinentes. Dimensão recomendada: 10 páginas (Arial 12, espaço e meio, margens de 3 cm).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 126.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Sebastião, João, Mariana Gaio Alves e Joana Campos (2003) ?Violência na escola: das políticas aos quotidianos? Sociologia , Problemas e Práticas, 41. Sebastião, João (2007), Democratização do Ensino, Desigualdades Sociais e Trajectórias Escolares, Lisboa, ISCTE (tese de doutoramento). Lahire, Bernard (2004), La Culture des Individus. Dissonances Culturelles et Distinction de Soi, Paris, La Découverte. Lahire, Bernard (2003, 2001), O Homem Plural, Lisboa, Instituto Piaget. Giddens, Anthony (2000), Consequências da Modernidade, Oeiras, Celta Editora (ed. orig. 1990). Goody, Jack (1987), A Lógica da Escrita e a Organização da Sociedade, Lisboa, Edições 70 (ed. orig. 1986). Costa, António Firmino da Costa (2003), ?Competências para a sociedade educativa: questões teóricas e resultados de investigação?, em AAVV, Cruzamento de Saberes, Aprendizagens Sustentáveis, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Costa, António Firmino da, Patrícia Ávila e Sandra Mateus (2002), Públicos da Ciência em Portugal, Lisboa, Gradiva. Castells, Manuel (1996, 1997, 1998), The Information Age: Economy, Society and Culture, 3 vols., Malden (Mass.), Blackwell Publishers (edição em português da Fundação Calouste Gulbenkian). Bourdieu, Pierre (1979), La Distinction. Critique Sociale du Jugement, Paris, Les Éditions de Minuit. Boltanski, Luc e Ève Chiapello (1999), Le Nouvel Esprit du Capitalisme, Paris, Éditions Gallimard. Benavente, Ana, Alexandre Rosa, António Firmino da Costa e Patrícia Ávila (1996), A Literacia em Portugal. Resultados de uma Pesquisa Extensiva e Monográfica, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Benavente, Ana, António Firmino da Costa, Fernando Luís Machado e Manuela Castro Neves (1992), Do Outro Lado da Escola, Lisboa, Editorial Teorema (ed. orig. 1987). Beck, Ulrich (1999), World Risk Society, Cambridge, Polity Press. Ávila, Patrícia (2006), A Literacia dos Adultos: Competências-Chave na Sociedade do Conhecimento, Lisboa, ISCTE (tese de doutoramento). :

Secundária

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Disciplinas de Execução