Currículo

Questões do Conhecimento Antropológico 00754

Contextos

Groupo: Antropologia - 2021 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1 Capacidade para articular coerentemente os conteúdos programáticos propostos e, assim, formular problemas, definir percursos, cenários e focos de interesse para pesquisa. OA2 Capacidade para relacionar de forma abrangente os conteúdos programáticos propostos com as outras UCs e temáticas dos seminários de especialidade do curso. OA3 Capacidade para desenvolver, a partir da perspectiva disciplinar, uma reflexão informada e problematizante em torno do sentido e das circunstâncias da condição humana.

Programa

P1.1. A condição humana na era do Antropoceno P1.2. A 'oikoumene' P1.3. O primata improvável P1.4. Antropologia, Biologia e complexidade P1.5. Fenomenologia, perspectivismo e ontologias da natureza P1.6. O 'parque humano'

Método de Avaliação

a) 20% da nota final - assiduidade e qualidade geral das intervenções, participação nas aulas e comentários a tópicos propostos no Moodle; b) 80% da nota final - ensaio/relatório (8 a 10 páginas, font 12, a 1 espaço e ½,) sobre temática a propor pelo docente no decurso das aulas e a ser entregue no mês de Janeiro, em data a determinar (coincidindo, como habitualmente, com o exame de 1ª época). Antes da emissão da nota o docente poderá convocar os estudantes para esclarecimentos relativos ao trabalho. c) Estudantes com défice de tempo trabalho letivo (mais de 3 faltas) ou trabalhos escritos insuficientes, são avaliados em exame (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • ABRAM David, A Magia do Sensível. Percepção e linguagem num mundo mais do que humano, 2007, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, BLAFFER HRDY Sarah, Mothers and Others. The Evolutionary Origins of Mutual Understanding, 2009, Cambridge and London: The Belknap Press of Harvard University Press, BONNEUIL Christophe and FRESSOZ Jean-Baptiste, The Shock of the Anthropocene. Earth, History and Us, 2016, London and New York: Verso, FINLAYSON Clive, The Improbable Primate: How Water Shaped Human Evolution, 2014, Oxford and New York: Oxford University Press, FUCHS Thomas, Ecology of the Brain. The Phenomenology and Biology of the Embodied Mind, 2018, Oxford: Oxford University Press, INGOLD Tim, Being Alive. Essays on Movement, Knowledge and Description, 2011, Routledge, UK and USA, LEWONTIN Richard C., Biology As Ideology, 1991, Canadian Broadcasting Corporation, Massey Lectures Series., :

Secundária

  • BEDNARIK Robert, The Human Condition, 2011, New York: Springer., CASTRO Eduardo Viveiros de, 'Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio', 1996, Mana 2(2) 1996, pp. 115-144, European Association of Social Anthropologists, EASA policy paper: 'Why Anthropology Matters', October 2015., EASA, GODELIER Maurice, 'Is Social Anthropology Still Worth the Trouble? A Response to Some Echoes from América', 2000, Ethnos , vol. 65 :3 , 2000: 301?316., HORNBORG Alf, 'Animism, Fetishism, and Objectivism as Strategies for Knowing (or not Knowing) the World', 2006, Ethnos, vol. 71:1, 2006, pp. 21-32., INGOLD Tim, 'Who studies humanity? The scope of Anthropology', 1985, Anthropology Today, Vol. 1, nº6, Dec 1985, pp. 15-16, INGOLD Tim, 'Beyond biology and culture. The meaning of evolution in a relational world', 2004, Social Anthropology 12, 2, pp. 209-221., INGOLD Tim, 'Prospect', 2013, in Pálsson, Gisli and Ingold, Tim, Biosocial Becomings: Integrating Social and Biological Anthropology, Cambridge University Press, pp. 1-21., INGOLD Tim, 'Sobre levar os outros a sério', 2019, in Antropologia, para que Serve. Petrópolis: Vozes, KNORR-CETINA Karin, 'Post-humanist challenges to the human and social sciences', 2006, in Galiardi, Pasquale and Kzarniawska, Barbara (eds.), Management Education and Humanities, UK and USA: Edward Elgar Publishing, pp. 233-245, MCMURTRY John, 'Behind Global System Collapse: The Life-Blind Structure of Economic Rationality', 2012, Journal of Business Ethics, 108:49-60., PÁLSSON Gisli et alt, 'Reconceptualizing the Anthropos in the Anthropocene; Integrating the social sciences and humanities in global environmental change research', 2013, Environmental Science & Policy, 28 (2013), pp.3-13., SCHEPER-HUGHES Nancy, 'The Last Commodity: Post-Human Ethics and the Global Traffic in Fresh Organs', 2005, In Ong, Aihwa and Colier, Stephen J. (eds.), 2005 Global Assemblages. Technology, Politics, and Ethics as Anthropological Problems, USA, UK and Australia: Blackwell Publishing, pp. 145-167, TOREN Christina, 'Anthropology as the Whole Science of What it is to Be Human', 2002, in Richard Fox and Barbara King, Anthropology Beyond Culture, Berg, Oxford and New York, pp. 105-124., WINNER Langdon, 'Resistence is Futile: The Post-Human Condition and its Advocates', 2005, in Baillie, Harold W. and Casey, Timothy K. (eds.), Is Human Nature Obsolete? Genetics, Bioengineering and The Future of the Human Condition, The MIT Press, pp. 385-411, CRARY, Jonathan, 24/7 Capitalismo Tardio e os Fins do Sono, 2014, São Paulo: Cosac Naify, CRARY, Jonathan, Scorched Earth, Beyond the Digital Age to a Post-capitalist World, 2022, London, New York: Verso, DUFOUR, Dany-Robert, The Art of Shrinking Heads. The New Servitude of the Liberated in the Era of Total Capitalism, 2008, Cambridge: Polity Press, INGOLD, Tim, The Perception of the Environment. Essays on Livelihood, Dwelling and Skill, 2000, London and New York: Routledge, :

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre