Currículo

Direitos Humanos e Cultura 03044

Contextos

Groupo: Antropologia - 2021 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC o estudante deverá: OA1. Ser capaz de identificar os principais desenvolvimentos históricos da agenda dos Direitos Humanos OA2. Ser capaz de identificar as mudanças na receptividade da agenda dos Direitos Humanos na antropologia OA3. Ser capaz de explicar, relacionar e criticar as diferentes posturas teóricas sobre a relação entre Direitos Humanos universais e características culturais relativas

Programa

CP1. Introdução à U.C. A Declaração Universal dos Direitos Humanos. CP2. Antropologia e Direitos Humanos CP3. O debate universalismo/relativismo. CP4. O conceito de cultura na base do debate universalismo/relativismo CP5. Dois exemplos críticos: African Charter on Human and Peoples? Rights e U.N. Declaration on the Rights of Indigenous Peoples CP6. Perspetivas recentes na antropologia. CP7. Promoção Internacional dos Direitos da Mulher. CP8. Orientação sexual e identidade de género: os princípios de Yogjakarta CP9. Perspetivas do pensamento crítico sobre os direitos humanos: Direitos humanos e lógica do neoliberalismo? CP10. Perspetivas do pensamento crítico sobre os direitos humanos: a questão do diálogo intercultural e da tradução cultural.

Método de Avaliação

Regime de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. Ao longo do semestre: com 2 instrumentos de avaliação - discussão dos textos nas aulas (40%) e ensaio final de 7 pp máx (60%). Pressupõe, para o 1º instrumento, assiduidade igual ou superior a 80%, intervenção em aula, bem como a sua qualidade. Para o 2º instrumento são relevantes a competência escritas, a qualidade da pesquisa bibliográfica, os conhecimentos adquiridos e a capacidade de análise e de síntese. Avaliação por exame: exame escrito na 1ª época, 2ª época ou na época especial.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • United Nations, 2006, The Yogkakarta Principles Sousa Santos, B., s.d., Por uma concepção multicultural dos direitos humanos, online no site www.dhnet.org.br Zizek, S., 2005, Against Human Rights, New Left Review, 34: 115-131. Cowan, J., 2006, Culture and rights after Culture and Rights, Am. Anth., 108(1): 9-24 Eriksen, Th., 2001, Between universalism and relativism: a critique of the UNESCO concepts of culture, in J. Cowan, M.-B. Dembour e R. Wilson, orgs., Culture and Rights: Anthropological Perspectives, pp 127-48, CUP. Turner, T., 1997, Human rights, human difference: Anthropology's contribution to an emancipatory cultural politics, Jrnl Anthro. Research, 53: 273-279. Hatch, E., 1997, The good side of relativism, Jrnl Anthrop. Research, 53: 371-381 Zechenter, E., 1997, In the name of culture: cultural relativism and the abuse of the individual, Jrnl Anthro. Research, 53: 319-347 Messer, E., 1993, Anthropology and human rights, Annual Review of Anthropology, 22: 221-249 :

Secundária

  • -:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2025/2026 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre