Currículo
Teoria Antropológica: Categorizações e Classificações 04035
Contextos
Groupo: Antropologia - 2021 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Cultivar o conhecimento longitudinal da história da disciplina através das suas propostas teóricas. OA1 Fornecer ferramentas teóricas e desenvolver o espirito critico. OA2 Fornecer capacidade analitica OA3 Fornecer bagagem teórica e critica para o exercício de uma cidadania informada. OA4 Sensibilizar os discentes para os debates teóricos contemporâneos . OA5
Programa
P1 - Os debates teóricos na antropologia (de 1960 até 2020). P2 - Antropologia e pensamento francês (Foucault, Bourdieu) P3 - A desconstrução feminista P4 - Antropologia e arquivo P5 - Antropologia, etnografia e teoria P6 - A comparação em antropologia P7 - Descentralização. Pensamento pós-colonial e decolonial P8 - A antropologia hoje entre generalizações e particularismo
Método de Avaliação
O processo de avaliação implica duas modalidades: a) Avaliação ao longo do semestre composta pelos seguintes elementos: 1) Participação nas discussões em sala de aula e leitura prévia dos textos (20%), e 2) Trabalho final (80%). Ou b) avaliação por exame . Não há exame oral. O exame final recai sobre a bibliografia básica e os tópicos principais tratados e discutidos nas aulas. O trabalho final será constituído por um ensaio respondendo ao seguinte desafio: escolher um campo, proposta ou tradição teórica, e refletir sobre as suas consequências em termos de categorização e classificação do social. O ensaio não deverá exceder as 7 páginas (letra TNR ou equivalente, tamanho 12, 1,5 espaços entre linhas, bibliografia incluída) e deverá incluir pelo menos 4 referências da bibliografia obrigatória e/ou complementar. Outras referências bibliográficas são facultativas.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Candea, Matei (ed.). 2018. Schools and Styles of Anthropological Theory. London: Routledge. Moore Henrietta & Todd Sanders (eds). 2014. Anthropology in Theory. Issues in Epistemology. London: Wiley Blackwell. Ortner, Sherry. 1984. “Theory in Anthropology since the Sixties”, Comparative Studies in Society and History 26(1): 126-166. Ortner, Sherry. 2016. “Dark Anthropology and Its Others: Theory since the Eighties”, HAU: Journal of Ethnographic Theory 6(1): 47–73.:
Secundária
- Boyer, Dominic, 2011. “Energopolitics and the Anthropology of energy”, Anthropology News 52(5): 5-7. Bourdieu, Pierre. 2000 [1998]. “Social Space and Symbolic Space”. In Practical Reason: On the Theory of Action. Stanford, CA: Stanford University Press. Candea, M., 2016 “On two modalities of comparison in social anthropology”, L’Homme 218(2). Eriksen, Annelin, Ruy Llera Blanes, and Michelle MacCarthy. 2019. Going to Pentecost: An Experimental Approach to Studies in Pentecostalism. Oxford & New York: Berghahn Books. Foucault, Michel. 1991. “Governmentality”. In Buchell, Gordon and Miller eds., The Foucault effect: Studies in Governmentality. Chicago, The University of Chicago Press, 1991, 87-104. Ingold, Tim. 2008. “Anthropology is not ethnography”, Proceedings of the British Academy154: 69-92. Mahmood, Saba. 2005. “The Subject of Freedom”. In Politics of Piety. The Islamic Revival and the Feminist Subject. Princeton, NJ: Princeton University Press. Marcus, George. 1998. “The once and future ethnographic archive”, History of the Human Sciences 1998 11(4): 49-63. Mbembe, Achille. 2003. “Necropolitics”, Public Culture 15(1): 11-40. Moore, Henrietta. 1989. “Feminism and Anthropology: The Story of a Relationship”. In Feminism and Anthropology. Minneapolis: University of Minnesota Press. Ndlovu-Gatsheni, Sabelo J. 2020. “The Cognitive Empire, Politics of Knowledge and African Intellectual Productions: Reflections on Struggles for Epistemic Freedom and Resurgence of Decolonisation in the Twenty-First Century.” Third World Quarterly 0 (0): 1–20. Ortner, Sherry B. 2005. Making Gender: The Politics and Erotics of Culture. Boston: Beacon Press. Roque, R. and Wagner K. 2012. “Introduction” in Roque and Wagner eds., Engaging Colonial Knowledge. Reading European archives in World History. Palgrave Macmillan, 2012. Sanjek, R. (1990). A vocabulary for fieldnotes. Fieldnotes: The makings of anthropology, 92-121. Stoler, A.L., Along the archival grain, Princeton University Press, 2009. The Total Archive, Limn, February 2016 ( online) Van Der Veer, Peter. 2016. The Value of Comparison. Durham and London: Duke University Press.: