Currículo

Teoria Antropológica: Explicação e Interpretação 04033

Contextos

Groupo: Antropologia - 2021 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC, a estudante deverá ser capaz de: OA1. Conhecer os principais debates teóricos-antropológicos e ter a capacidade de articular criticamente temas específicos no contexto mais geral do desenvolvimento histórico e teórico da antropologia e das ciências sociais; OA2. Explicar de forma critica e analítica os problemas teóricos abordados, demonstrando boa capacidade de argumentação, síntese e comparação; AO3. Formular um discurso articulado e informado sobre a relação entre antropologia e sociedade, desenvolvendo capacidade de reflexão crítica sobre a potencialidade e a relevância da teoria antropológica e social no espaço público.

Programa

CP1. Unidade e diferença. Antropologia e teoria social. Tradições hegemónicas, genealogias plurais e “antropologias do mundo”. The elephant in the room: o conceito de cultura. CP2. Antropologia como teoria da prática e prática da teoria Experiência e cognição. Estrutura, agência e teorias da prática. Produção e reprodução. Comparação e “semelhanças de família”. CP3. Epistemologias da diferença Perspectivas feministas e crítica descolonial. Outras epistemologias e outras ontologias. CP.4. Cultura, poder, agência Meditações gramscianas. Hegemonia e subalternidade. Senso comum como categoria antropológica. CP5. Ética, prática, epistemologia Neutralidade científica e objetividade. Posicionalidade e “conhecimento situado”. Epistemologias colaborativas. Teoria antropológica e espaço público.

Método de Avaliação

A avaliação decorrerá ao longo do semestre da seguinte forma: A) Assiduidade e participação nas aulas e debates: 20% B) Trabalho individual e colaborativo com apresentação de breves textos escritos ao longo da UC: 20% C) Ensaio final: 60% Opcionalmente, a avaliação pode ser feita através dum exame final: 100%.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Barnard, Alan (2022), History and Theory in Anthropology. Cambridge: Cambridge University Press. Candea, Matei (ed.) (2018), Schools and Styles of Anthropological Theory. London: Routledge. Herzfeld, Michael (2001), Anthropology: Theoretical Practice in Culture and Society. Oxford: Blackwell Publishing. Moore, Henrietta, & Todd Sanders (eds) (2014), Anthropology in Theory: Issues in Epistemology. London: Wiley Blackwell. Lins Ribeiro, Gustavo, & Arturo Escobar (eds) (2006), World Anthropologies: Disciplinary Transformations within Systems of Power. Oxford-New York: Berg. Lewin, Ellen (ed) (2006), Feminist Anthropology: A Reader. Malden, MA: Blackwell.:

Secundária

  • Allen, Jafari S., & Ryan Cecil Jobson (2016), The Decolonizing Generation: (Race and) Theory in Anthropology since the Eighties. Current Anthropology 57(2): 129-148. Alves de Matos, Patrícia (2023), Distributed agency: Care, human needs, and distributive struggles in Portugal. Critique of Anthropology 44(1): 82-96. Bastos, Cristiana, Miguel Vale de Almeida, Bela Feldman-Bianco, eds. 2002. Trânsitos coloniais: Diálogos críticos Luso-Brasileiros. Lisbon: Imprensa de Ciências Sociais. Candia, Matei (2018), Comparison in Anthropology: The Impossible Method. Cambridge: Cambridge University Press. Crehan, Kate (2004), Gramsci, cultura e antropologia. Lisboa: Campo da Comunicação (ed. orig. 2002). Crehan, Kate (2011), Gramsci’s concept of common sense: A useful concept for anthropologists? Journal of Modern Italian Studies 16(2): 273–287. Haraway, Donna (1988), Situated Knowledges: The Science Question in Feminism and the Privilege of Partial Perspective. Feminist Studies. 14 (3): 575–599. Kirsch, Stuart (2006), Reverse Anthropology: Indigenous Analysis of Social and Environmental Relations in New Guinea. Stanford University Press 2006. Lewin, Ellen, & Leni M. Silverstein (eds) (2016), Mapping Feminist Anthropology In The Twenty-First Century. New Brunswick: Rutgers University Press. Narotzky, Susana (2007), The Project in the Model: Reciprocity, Social Capital, and the Politics of Ethnographic Realism. Current Anthropology 48(3): 403-424. Trnka, Susanna, & Jesse Hession Grayman, L. L. Wynn (eds) (2023), Forum: Decolonizing Anthropology: Global Perspectives. American Ethnologist 50(3). Wolf, Eric R. (2001), Pathways of Power: Building an Anthropology of the Modern World. Berkeley: University of California Press. De la Cadena, Marisol, & Mario Blaser (eds) (2018), A World of Many Worlds. Durham & London: Dule University Press.:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre