Currículo

Seminário de Estudos Aprofundados em Antropologia 01989

Contextos

Groupo: Antropologia > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Groupo: Antropologia > 2º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Cultura e Sociedade

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Aprofundar a dimensão teórica e empírica das investigações dos alunos à luz dos mais recentes trabalhos de relevo publicados na antropologia nos domínios de estudo por estes seleccionados; 2. Refinar ao máximo (nos moldes do 'Modelo FCT' de projectos de investigação) a vertente dedicada ao 'Enquadramento Teórico'; 3. Estimular revisão e reconsideração das grandes linhas de teoria antropológica.

Programa

Discussão alargada das grandes teorias antropológicas; Discussão alargada de inovações recentes nas teorias antropológicas; Exposições preliminares de propostas de projectos (secção 'Enquadramento Teórico'); Debate geral de leituras teóricas seleccionadas; Exposição finais de propostas de projectos (secção 'Enquadramento Teórico').

Método de Avaliação

Os estudantes serão avaliados a partir dos seguintes elementos: Participação global nos seminários 10% (incluída na avaliação final); Exposição final de seminário 33%; Ensaio escrito final 67%. Note-se que a avaliação do ensaio escrito final (67%) incide-se exclusivamente na secção do 'Enquadramento Teórico' do projecto, e não sobre a proposta global. Esta UC não contempla processo de avaliação em regime de exame.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • ORTNER, S. 1984 'Theory in Anthropology since the Sixties' Comparative Studies in Society and History. 26, 1 (Jan); 126-66. MOORE, H. & T. SANDERS (orgs.) 2006 Anthropology in Theory: Issues in Epistemology. Oxford: Blackwell. LAYTON, Robert 2001 (1997) Introdução à Teoria em Antropologia. Lisboa: Edições. HERZFELD, Michael (org.) 2001 Anthropology: Theoretical Practice in Culture and Society. Oxford: Blackwell/UNESCO. FARDON, R. et. al. (orgs.) 2012 The Sage Handbook of Social Anthropology. 2 Vols. Thousand Oaks, California: Sage/ASA. BARNARD, A. 2000 History and Theory in Anthropology. Cambridge: Cambridge University Press. :

Secundária

  • SMELSER, Neil J. & Paul B. BALTES (orgs.) 2001 International Encyclopedia of the Social and Behavioral Sciences. 26 Vols. Amsterdam: Elsevier. RAPPORT, Nigel & Joanna OVERING 2000 Social and Cultural Anthropology: The Key Concepts. Londres: Routledge. O'NEILL, Brian Juan 2006 Antropologia Social: Sociedades Complexas. Lisboa: Universidade Aberta / Série Manuais 296. MANNERS, Robert & David KAPLAN (orgs.) 1968 Theory in Anthropology: A Sourcebook. Chicago: Aldine. MacCLANCY, Jeremy (org.) 2002 Exotic No More: Anthropology on the Front Lines. Chicago: University of Chicago Press. LEVINSON, David & Melvin EMBER (orgs.) 1996 Encyclopedia of Cultural Anthropology. 4 Vols. Nova Iorque: Henry Holt/Yale University / Human Relations Area Files. KNAUFT, Bruce 2002 Critically Modern: Alternatives, Alterities, Anthropologies. Bloomington: Indiana University Press. INGOLD, Tim (org.) 1997 Key Debates in Anthropology. Londres: Routledge. HOLMES, Douglas & George MARCUS 2010 'Epilogue 2: Prelude to a Re-functioned Ethnography' M. Melhuus, J. Mitchell & H. Wulff (orgs.) Ethnographic Practice in the Present. Nova Iorque: Berghahn; 176-84. HARRIS, Marvin 1968 The Rise of Anthropological Theory: A History of Theories of Culture. Nova Iorque: Thomas Y. Crowell. GUPTA, Akhil & James FERGUSON (orgs.) 1997 Culture, Power, Place: Explorations in Critical Anthropology. Durham: Duke University Press. FERRÉOL, Gilles & Guy JUCQUOIS (direction) 2003 Dictionnaire de l'Alterité et des Relations Interculturelles. Paris: Armand Colin. DRESCH, Paul, Wendy JAMES & David PARKIN (orgs.) 2000 Anthropologists in a Wider World: Essays on Field Research. Oxford: Berghahn. DIRKS, Nicholas., Geoff ELEY, & Sherry ORTNER (orgs.) 1993 Culture/Power/History: A Reader in Contemporary Social Theory. Princeton: Princeton University Press. CÁTEDRA, María. et. al. (orgs.) 2007 Diccionario de Relaciones Interculturales: Diversidad y Globalización. Madrid: Editorial Complutense. BONTE, Pierre & Michel IZARD (orgs.) 1991 Dictionnaire de L'Ethnologie et de L'Anthropologie. Paris: Presses Universitaires de France; 755 pp. (2nd edition 2007). BARNARD, Alan & Jonathan SPENCER (orgs.) 2002 (1996) Encyclopedia of Social and Cultural Anthropology. Londres: Routledge. ANGROSINO, Michael 2011 'Recontextualizing Observation: Ethnography, Pedagogy, and the Prospects for a Progressive Political Agenda' Denzin, N. & Y. Lincoln (orgs.) The Sage Handbook of Qualitative Research (4ª edição). Thousand Oaks: Sage; 729-745. Apart from texts selected for specific seminar discussions, to be distributed by each masters' student, we include here a brief general reference bibliography, indicating some titles which constitute useful syntheses of some of the major currents in anthropological theory. Clearly, each theoretical current, tendency, movement, or 'school' will have its own past or present bibliographical legacy (i.e., post-structuralism, post-modernism, post-colonialism, reflexive anthropology, the anthropology of globalization, etc.) Independentemente dos textos escolhidos para as discussões especificas nos seminários, a serem fornecidos por cada mestrando, inclui-se aqui uma breve bibliografia de referencia generalizada, indicadora de alguns dos textos que constituem sínteses úteis de algumas das grandes linhas da teoria antropológica. Obviamente, cada linha teórica, tendência, movimento ou 'escola' terá o seu próprio legado bibliográfico passado e/ou presente (cf., pós-estruturalismo, pós-modernismo, pós-colonialismo, antropologia reflexiva, antropologia da globalização, etc.). ´ :

Disciplinas de Execução

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre