Currículo
Produção de Etnografia Visual 01197
Contextos
Groupo: Antropologia > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Interdisciplinares
Groupo: Antropologia > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Condicionada > Livre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1 - Questionamento e problematização de géneros cinematográficos: o documentário por relação á ficção, o filme etnográfico, o documento visual. OA2 - Análise das estratégias narrativas e dos dispositivos cinematográficos nos diversos estilos cinematográficos e em plataformas digitais. OA3 - Reflexão sobre as questões da representação e o lugar de quem filma a partir de materiais diversos e de atitudes que partem do diário, da recolha, do arquivo ou da elaboração documental. OA4 - Exemplificação a partir de um estudo de caso das diferentes etapas de produção de uma etnografia Visual. OA5 ? Exemplificação a partir do Estudo de caso 2 e conclusões.
Programa
P1 Documentário, Filme Etnográfico, Antropologia Visual: relativização e contexto histórico dos usos destes conceitos. P2 Estilos do Documentário Etnográfico P3 Cinematografia e Etnologia, o caso da Etnoficção: questões da representação. P4 Arquivos, Biografias e diários, a aproximação museológica e arquivística. P5 A narrativa digital: reflexão sobre as conexões entre antropologia e narrativa P6 Case study: O contexto português: imagens da ruralidade no Documentário português de carácter etnográfico, 1960/1970 e "nova antropologia visual".
Método de Avaliação
Participação geral e exercícios: - 40% Ensaio final - 60% O exame final destina-se aos estudantes que não participaram na UC ou aqueles cuja participação não lhe permitiu obter nota positiva.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Piault, C. (2006) The construction and Specificity of an Ethnographic Film Project: Researching and Filming in Postma, M. And Crawford, P, Reflecting Visual ethnography. Intervention Press. Denmark. Rabiger, M. (1992) Aesthetics and Authorship in Directing the Documentary. Focal Press. Willis, A-M (1995) Photography and Film in Devereaux, L and Hillman, R. (eds) Fields of vision. Univ.C.P. Menezes, P. (2004) O cinema documental como representificação in Novaes, Sílvia et al (eds) Escrituras da Imagem. Edusp Mac Dougall, D. (1997) De quem é essa história in Cadernos de Antropologia e Imagem, nº 5 Henley, P. (2004) Putting film to work. Observational cinema as practical ethnography in Pink, S. et al, Working Images, Routledge Mac Dougall, D. The visual in Anthropology in Banks, M and Morphy, H. (eds) Rethinking Visual Anthropology. Yale Univ. Morphy, H. and Banks, M (1997) Introduction: rethinking Visual Anthropology e :
Secundária
- RIBEIRO, José da silva, 2004, Antropologia Visual. Da minúcia do olhar ao olhar distanciado. Biblioteca das Ciências sociais, Edições Afrontamento. RABIGER, Michael, 1987, Directing the Documentary, Focal Press, Boston (CEAS) NICHOLS, Bill, 1991, Representing Reality ? Issues and Concepts in Documentary. Indiana University Press. MAC DOUGALL, David, 2006, The Corporeal Image. Film, Ethnography and the senses, Princeton University Press, Princeton and Oxford. MAC DOUGALL, David, 1998, Transcultural Cinema, ed by Taylor, L. Ed. Princeton Univ. Press. LOIZOS, Peter, 1993, Innovation in Ethnographic film- From innocence to self-consciousness 1955-1985, Manchester University Press, Manchester. HOCKINGS, Paul (ed.), 1975, Principles of Visual Anthropology, The Hague: Mouton. DEVEREUAUX, Leslie and Roger Hillman (eds), 1995, Fields of Vision: Essays in Film Studies, Visual Anthropology, and Photography, Berkeley: University of California Press. Barbash, I. and Taylor , L. (1997) Documentary styles in Cross-cultural filmmaking. Univ.C. P. :