Currículo
Introdução à História do Visual na Antropologia 01194
Contextos
Groupo: Antropologia > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Interdisciplinares
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1 - Compreensão de elementos chave nos métodos visuais (visualidade; matéria, materialidade e mobilidade dos objectos visuais) OA2 - Análise e interpretação das principais aproximações aos métodos visuais na antropologia OA3 - Entendimento do enquandramento histórico dos usos dos métodos visuais na antropologia OA4 - Definição e entendimento da história do uso de documentos visuais na antropologia, do filme etnográfico, do filme partilhado, militante,do cinema de observação OA5 - Reflexão analítica sobre as problemáticas fundamentais da antropologia visual
Programa
1. As Expedições Científicas e os primeiros documentos visuais etnográficos. 1.1.A representação da alteridade. 1.2.Antropologia e fotografia. Boas, Powdermaker, Bateson e Mead, outras antropologias. 2. Para uma genealogia do filme etnográfico 2.1. Dziga Vertov e "Man with a Moovie Camera" 2.2. Flaherty e "Nanook do Norte" 2.2. Marshall e "N!ai: The Story of a !Kung Woman" 2.3. Outras abordagens. 2.4. Explicitação e discussão com base em videoclips. 3. Antropologia e filme. 3.1. Jean Rouch e o cinema do real 3.2. Jean Rouch e o "reflexive turn". 3.3. Explicitação com base nos filmes "Les Maîtres Fous" e "Chroniques d'un Été" 4. Antropologia pública e cinema participativo 4.1. Apresentação e debate do filme "Singing Pictures" de Lina Fruzzetti e Akos Ostor. 5. Antropologia e cinema 5.1. Incredible India 5.3. Bollywood e a política indiana. 6. Conclusão do programa e preparação dos trabalhos finais.
Método de Avaliação
A avaliação contínua tem três componentes principais: -Assistência e participação informada nas aulas: 10% - apresentação em seminário:35% Cada aluno apresentará um tópico do programa. Esta apresentação será complementada por um relatório de 2 páginas (max.) - Ensaio final: 55% A ser entregue por SafeAssign (Plataforma E-learning).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Ruby, Jay, 2000, Picturing Culture: Explorations of Film and Anthropology, Chicago, University of Chicago Press. Pink, Sara, 2009, Doing Sensory Ethnography, London,Sage; Jacknis, Ira 1988, "Margaret Mead and Gregory Bateson in Bali: Their Use of Photography and Film" in Cultural Anthropology, Vol. 3, No. 2, Dwyer, Rachel, 2007, "Bollywood Bourgeois", in Indian International Centre Quarterly, vol. 33, No 3/4: 222-231, Grimshaw, Anna, 2001, "The anthropological cinema of Jean Rouch" e "capítulo 3" In Grimshaw, Anna, 2001, The ethnographer's eye. Cambridge, Cambridge University Press, Beck, Sam,2009 Public Anthropology. Anthropology in Action, 16(2): 1-13. :
Secundária
- jul./dez. 2011. Doc On-line Revista Digital de Cinema Documentário, n.03 (12. 2007) Rose, Gillian, 2007, Visual Methodologies, Sage, Perez 2011, " Como uma estrela de Bollywood: filmes, deusas e mulheres na India rural", in Silvia Arendt, Carmen Rial e Joana Pedro (org.), Diásporas, Mobilidades, Migrações, Florianópolis, Editora Mulheres, Perez, Rosa Maria, 2015, "Cosmopolitan India. Bollywood and the Citizens of the World", in Ateliers d'Ethnologie, vol.41, Macdougall, David, The Corporeal Image, Princeton UP, 2006 Hocking, Paul, 2003, Principles of Visual Anthropology, Mouton, (3ªed), Feldman-Bianco, Bela & Leite, Míriam, 1998, Desafios da Imagem, Papirus, Dwyer, Rachel and Chris Pinney, 2003, Pleasure and the Nation: the history, politics and consumption of public culture in India, Oxford, Oxford University Press; No 3/4: 222-231; Dwyer, Rachel, 2007, "Bollywood Bourgeois", in Indian International Centre Quarterly, vol. 33, Canevacci, Massimo, 2008, Fetichismos Visuais, Ateliê Editorial, Banks, M. & Ruby, J, 2011, Made to be Seen, Chicago UP, Banks, M. & Morphy, H. ,1997, Rethinking Visual Anthropology, Yale UP, Banks, Markus, 2001, Visual Methods in Social Research, Sage, :