Currículo
Teoria Antropológica: Categorizações, Classificações e Inventários 00094
Contextos
Groupo: Antropologia > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Fornecer ferramentas teóricas e desenvolver o espirito critico. OA1 Fornecer capacidade analitica OA2 Fornecer bagagem teórica e critica para o exercício de uma cidadania informada. OA3 Sensibilizar os discentes para os debates teóricos contemporâneos .OA4
Programa
P1 - Aula 1 processo de categorização e suas implicações, a noção de looping effect P2 - Aula 2 As categorias e suas implicações; As categorias 'indigena' e nativo. P3 -Biopoder e governamentalidade. As estatisticas e os censos. P4 - Aula 4 Listas; análise de Goody 'What's in a list?' e 'Listmania'. Procedimentos lógicos subjacentes às listas; listas e inventários P5 -Aula 5 A diversidade como valor e a valorização da diversidade. Biodiversidade e diversidade cultural . P6 -Aula 6 A classificação das ciências;. As implicações da noção de humanidades. A noção de collecting sciences P7 -Aula 7 Biodiversity and datadiversity. Big data. P8- Aula 8 A classificação das ciências em termos de práticas épistémicas; as noções de 'sciences of the archive' . Bases de dados e arquivos. Os arquivos e a etnografia do arquivo. P9 - Aula 9 O programa - A Memory of the world : os mecanismos de preservação de documentos. P10 -Aula 10 - Classificações raciais e arquivo colonial.
Método de Avaliação
O processo de avaliação implica duas modalidades: a) Avaliação periódica composta pelos seguintes elementos: 1) Participação nas discussões em sala de aula e leitura prévia dos textos (20%), 2) Trabalho final (80%) entre 8 a 10 páginas. b)Exame final. Não há exame oral. O exame final recai sobre a Bibliografia Básica e os tópicos principais tratados e discutidos nas aulas.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Stoler, A.L., Along the archival grain, Princeton University Press, 2009. Stoczkowski, W., 2009, ?UNESCO?s doctrine of human diversity: A secular soteriology?? Anthropology Today, 25(3), 7-11. Kuper, A., ?The Return of the Native,? Current Anthropology, 44, 389-402. Hacking, I., ?The Looping Effect of Human Kinds? (1996), Causal Cognition. A Multidisciplinary Approach, edited by D. Sperber, D. Premack and. A. J. Premack. Oxford: Clarendon Press, pp. 351-383. Goody, J. 1977, 'What's in a list?', in The Domestication of the savage mind Descola, Ph., 2008, ?Who Owns Nature?? www.booksandideas.net/Who-owns-nature.html?lang=fr Bowker, G. C., 2000, ?Biodiversity Datadiversity,? Social Studies of Science, 30, 643-683.:
Secundária
- Vidal/Dias, 'The Endangerment Sensibility', Endangerment, Biodiversity and Culture, 2016, 1-57. The Total Archive, Limn, February 2016 ( online) Sanjek, R. Fieldnotes: The Making of Anthropology, Cornell University Press, 1990. Marcus, G. 'The Once and future ethnographic archive", History of the Human Sciences, 1998, 11 (4), 49-63. Kohler, R. ?Finders, Keepers: Collecting Sciences and Collecting Practice?, History of Science, 2007, xlv, 428-54. Hacking, I., 1982. 'Biopower and the avalanche of printed numbers', Humanities and Society, 272-295. Gruber, J. W., 1970, ?Ethnographic Salvage and the Shaping of Anthropology,? American Anthropologist, New Series, 72, 1289-1299. Daston, L. 'The Sciences of the archive' , Osiris, 2012, 27, 156-187. Bowker, G and S. Leigh Starr, Sorting Things Out. Classification and its Consequences. Cambridge, Massachusetts-London: The MIT Press, 1999. Bod, R. and Kursell, J., "The Humanities and the sciences", Isis, 2015, 106, 337-340. :