Currículo
Psicologia Organizacional M8217
Contextos
Groupo: Antropologia > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Condicionada > Livre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC cada estudante deverá ser capaz de: OA1 discutir as expectativas sobre o papel das organizações na sociedade e o contributo para um desenvolvimento mais sustentáveis; OA2 dar exemplos de práticas organizacionais sustentáveis; OA3 sintetizar as implicações das práticas sustentáveis nas atitudes e comportamentos dos indivíduos; OA4 explicar os tipos de inovação existentes; OA5 descrever as fases do processo empreendedor; OA6 dar exemplos de fatores organizacionais promotores de processos de inovação e de empreendedorismo; OA7 comparar abordagens teóricas à qualidade organizacional e de serviço; OA8 dar exemplos de indicadores de qualidade; OA9 conceber um processo de diagnóstico da qualidade de serviço com base nas ferramentas disponibilizadas; OA10 contrastar diferentes modelos de eficácia organizacional; OA11 dar exemplos de indicadores de eficácia; OA12 conceber um processo de diagnóstico de eficácia com base nas ferramentas disponibilizadas.
Programa
Módulo A- Sustentabilidade e Responsabilidade social das organizações Módulo B - Inovação organizacional e empreendedorismo Módulo C - Qualidade organizacional e de serviço Módulo D - Eficácia organizacional
Método de Avaliação
A avaliação na UC segue as modalidades de avaliação previstas no RGACC, especificamente a avaliação ao longo do semestre e a avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre implica a assiduidade em, pelo menos, 80% das aulas. Compreende os seguintes instrumentos de avaliação: trabalho de grupo com relatório escrito (40%) e apresentação na aula (10%); teste escrito individual sem consulta (50%). Em cada instrumento a classificação deverá ser igual ou superior a 8 valores. A aprovação é obtida com classificação final igual ou superior a 9,5 valores. A avaliação por exame integra a realização de uma prova individual escrita sem consulta (100%). Esta corre, exclusivamente, durante o período de avaliações e incide sobre toda a matéria lecionada na UC. A aprovação é obtida com classificação igual ou superior a 9,5 valores. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre. Para além do RGACC, outros documentos de referência para o processo de avaliação são o Regulamento de Estudantes com Estatuto Especial (REEE) e o Código de Conduta Académica, cuja leitura se recomenda.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Rasche, A., Morsing, M., & Moon, J. (2017). Corporate Social Responsibility: Strategy, Communication, Governance. Cambridge: Cambrigde University Press. Ones, D., Anderson, N., Viswesvaran, C., & Sinangil, H. (2018). The SAGE Handbook of Industrial, Work & Organizational Psychology. Los Angeles: Sage. Neves, J., & Vinagre, H. (2018). Qualidade de Serviço: Diagnosticar para Intervir. Lisboa: Sílabo. Gonçalves, S.P. (Coord.) (2014). Psicossociologia do Trabalho e das Organizações: Princípios e Práticas. Lisboa: Pactor.:
Secundária
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