Currículo

Cultura e Cognição: Perspectivas Interdisciplinares 01988

Contextos

Groupo: Antropologia > 2º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Cultura e Sociedade

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1 - Conhecer as principais conexões entre linguagem, cultura e cognição humanas OA2 - Compreender a história dos contributos da antropologia nesta área de estudo OA3 - Compreender as problematizações antropológicas contemporâneas sobre cognição OA4 - Conhecer as principais vantagens e limitações dos modelos e métodos estudados

Programa

Aula de Introdução à temática geral da UC 1. Apresentação e discussão da história da articulação entre ciência linguística, filosofia da linguagem, ciências cognitivas e neurociências, e a reflexão antropológica, tal como se desenvolveram em contacto com o terreno etnográfico e com uma reflexão crítica sobre a racionalidade. 2) A problemática da semântica comparada (contributos da escola boasiana sobre relatividade linguística - e impacto da linguística estrutural nos estudos antropológicos sobre lógica simbólica no período pós-2a guerra mundial. 3) A discussão recente em torno das perspectivas semiólogicas e cognitivistas (o contributo crítico de Dan Sperber). 4) os debates contemporâneos sobre a relação entre cultura e cognição verbal vs não-verbal. Para cada abordagem serão dedicados três seminários.

Método de Avaliação

São elementos da avaliação: a presença nas aulas e a participação nos seminários, com elaboração de ficha analítica (20%); a redacção de um ensaio final baseado em temáticas propostas pelo docente (80%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Whitehouse, Harvey (ed.). 2001. The Debated Mind: Evolutionary Psychology versus Ethnography. Oxford: Berg. Sperber, Dan. 1996. La Contagion des Idées: une théorie epidemiologique de la culture. Paris: Odile Jacob. Gomes da Silva, J. C. 2003 O Discurso contra si próprio. Assírio & Alvim. D'Andrade, Roy. 1995. The Development of Cognitive Anthropology. Cambridge: Cambridge University Press, 1995. Bloch, Maurice 1998 How We Think They Think: Anthropological Approaches To Cognition, Memory, And Literacy, Westview Press. :

Secundária

  • Whorf, Lee 1942 Language Mind and reality, Theosophical Society, Madras Wilson, Brian 1991 Rationality, Willey-Blackwell. Sperber, Dan. 1982. Le savoir des anthropologues. Paris: Hermann. Pinker, Steven 2011 Words and Rules: The Ingredients of Language, Harper Perennial. Nuccetelli, Susana & Seavy, Gary (Eds) Philosophy of Language: The Central Topics, Rowman & Littlefield Publishers Lucy, John A. 1992 Language Diversity and Thought: A Reformulation of the Linguistic Relativity Hypothesis (Studies in the Social and Cultural Foundations of Language), Cambridge, Cambridge University Press. Gumperz J.J.& Hymes D. (eds.) 1991 Directions in Sociolinguistics: The Ethnography of Communication, New York: Holt, Rinehart and Winston Duranti. Alessandro 2009 Linguistic Anthropology: A Reader (Blackwell Anthologies in Social and Cultural Anthropology) Wiley-Blackwell. Deutscher, Guy 2010 Through the Language Glass, New York, Metropolitan Books. :

Disciplinas de Execução

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre