Currículo
Gestão de Big Data 03675
Contextos
Groupo: Ciência de Dados - 2023 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Titulares de 1.º Ciclo noutras Áreas
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1 Manipular Bases de Dados NoSQL recorrendo a JSON; 2 Implementar soluções de armazenamento de dados em suporte distribuído e tolerantes a falhas; 3 Transferência de dados entre Bases de Dados; ; 4 Desenvolver aptidões sociais (soft skills), nomeadamente Resolução de Problemas, Trabalho de Equipe e Colaboração e Observação Crítica (atingido através da forma como a uc é avaliada).
Programa
1. Revisão de Bases de Dados Relacionais e Interrogações Avançadas (agregadas) SQL em Mysql; 2. Introdução às Bases de Dados No SQL e Implementação de Bases de Dados em MongoDB; 3. Mapeamento entre Bases de Dados Relacionais e Bases de Dados suportadas em Documentos; 4. Extracção de Dados recorrendo a JSON; 5. Redundância e Distribuição de Dados para gerir tolerância a falhas e grandes volumes de informação; 6. Migração de dados entre diferentes sistemas de armazenamento;
Método de Avaliação
A avaliação ao longo do semestre é feita através de teste escrito (nota mínima 7.5 valores), 60% da nota e um trabalho de grupo, 40% da nota. Alternativamente existe a avaliação por exame.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- 2019,Andreas Meier , Michael Kaufmann SQL & NoSQL Databases Models, Languages, Consistency Options and Architectures for Big Data Management, Springer MongoDb Homepage[Text Wrapping Break]Golfarelli, M., Rizzi, S., Data Warehouse Design: Modern Principles and Methodologies, McGraw-Hill Osborne Media; 1st Edition, May 26, 2009. Damas, L. SQL - Structured Query Language " FCA Editora de Informática, 2005 (II); Date, C.J. "An introduction to Database Systems" Addison-Wesley Publishing Company, sexta edição, 1995 (I.2, I.3, I.4, II); NoSQL Database: New Era of Databases for Big data Analytics - Classification, Characteristics and Comparison, A B M Moniruzzaman,?Syed Akhter Hossain, 2013 (https://arxiv.org/abs/1307.0191):
Secundária
- -: