Currículo

Democracia: Problemas e Debates Contemporâneos 00526

Contextos

Groupo: Ciência Política - 2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: Ciência Política - 2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

esta cadeira tem como primeiro objectivo leccionar e debater a literatura sobre as democracias contemporâneas, destacando a sua especificidade conceptual e interrogações primordiais face a outras épocas históricas. O segundo objectivo da cadeira é confrontar as abordagens existentes neste campo disciplinar com desenvolvimentos do mundo real. Terceiro, procurar-se-á distinguir e explicar os principais argumentos das diversas teorias, comparando-as entre si. Uma ideia geral subjacente a esta cadeira é providenciar aos alunos bases sólidas da literatura contemporânea, assim como uma compreensão da natureza variável da democracia contemporânea.

Programa

1-O que é a democracia? 2-Processos e vagas de democratização 3-Retrocesso democrático 4-Desigualdade e legados do autoritarismo 5-Autoritarismo subnacional 6-Sociedade civil e populismo 7-Democracia militante 8-Religião, nacionalismo e democracia

Método de Avaliação

Avaliação periódica: ensaio final (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • A. Stepan, C. Taylor, ?Introduction? e ?Muslims and Toleration?, em Boundaries of Toleration, 2014. A. Stepan, J. Linz, Y. Yadav, Crafting State-Nations India and Other Multinational Democracies, 2011 A. Kirshener, A Theory of Militant Democracy. 2014 T. Skocpol, ?Making Sense of Citizen Mobilizations against the Trump Presidency?, Perspectives on Politics, 17/ 2, 2019. L. Gose,T. Skocpol, ?Resist, Persist, and Transform?, Mobilization, 24, 3, 2019. K. Weyland, "Populism?s Threat to Democracy?, Perspectives on Politics, 17, 2, 2020. R. Mickey, Paths Out of Dixie, 2015 M. Bernhard, T. Fernandes, R. Branco, ?Civil Society, Inequality and Democracy?, Comparative Politics, 49, 3, 2017. M. Albertus, V. Menaldo, Authoritarianism and the Elite Origins of Democracy, 2018 A. Lührmann, et al. V-Dem Democracy Report 2020. S. Levitsky e Daniel Ziblatt, How Democracies Die S. Gunitsky, Aftershocks, 2017 C. Tilly, Democracy, 2017:

Secundária

  • Fishman, Robert M., Democracy?s Voices. Social Ties and the Quality of Public Life in Spain, Ithaca and London, Cornell University Press, 2004. Linz, Juan, The Breakdown of Democratic Regimes, Baltimore, Johns Hopkins University Press, 1978 Bermeo, Nancy, Ordinary People in Extraordinary Times: The Citizenry and the Collapse of Democracy, Princeton University Press, 2003. O?Donnell, G., Schmitter, P. C., Transitions from Authoritarian Rule, Baltimore and London, The Johns Hopkins University Press, 1986. Fernandes, Tiago, «Authoritarian Regimes and Pro-Democracy Semi-oppositions. The end of the Portuguese dictatorship (1968-1974) in comparative perspective», Democratization, Vol. 14, No. 4, 2007. Ansell, Ben and David Samuels, «Inequality and Democratization: A Contractarian Approach», Comparative Political Studies, July 2010. Robinson, James A, Daron Acemoglu, Economic Origins of Dictatorship and Democ-racy. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2006 Boix, Carles, Democracy and Redistribution, New York: Cambridge University Press, 2003 Stepan, Alfred, «The World?s Religious Systems and Democracy: Crafting the ?Twin Tolerations? », in Alfred Stepan, Arguing Comparative Politics, 2001. Schmitter, Philippe C., Karl, Terry Lynn, ?What Democracy is ... and is not?, in Larry Diamond, Marc F. Plattner, ed., The Global Resurgence of Democracy, Baltimore and London, The Johns Hopkins University Press Dahl, Robert, Democracy and its Critics, New Haven/London, Yale University Press, 1989:

Disciplinas de Execução

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre