Currículo
Psicofisiologia das Emoções 00155
Contextos
Groupo: Ciências das Emoções > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O/A estudante que conclua com sucesso a UC será capaz de: OA1: Compreender e enquadrar a utilização de medidas neuropsicofisiológicas no estudo das emoções. OA2: Descrever processos de registo neuropsicofisiológico. OA3: Explicar e demonstrar a utilização e o registo de medidas neuropsicofisiológicas. OA4: Analisar criticamente a utilização de medidas neuropsicofisiológicas em contextos aplicados.
Programa
CP1. Introdução à Psicofisiologia para o estudo das emoções: considerações conceptuais, teóricas e metodológicas no estudo neuropsicofisiológico das emoções; o contexto do registo neuropsicofisiológico. CP2. O Sistema nervoso (periférico e central) e avaliação da sua atividade. CP3. Áreas aplicadas da Psicofisiologia.
Método de Avaliação
O/As estudantes podem realizar a presente UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação final: A. A avaliação ao longo do semestre inclui três elementos obrigatórios: (1) Elaboração de um trabalho em grupo com apresentação oral em aula (15%); (2) realização de exercícios individuais ao longo do semestre propostos pelo/as docentes (15%); e (3) teste individual escrito (70%). Os estudantes serão aprovados se obtiverem uma nota mínima de 9 valores em cada um destes elementos de avaliação e a nota mínima de 9.5 valores na média final. B. A avaliação final realiza-se por exame individual escrito (100%) e incide na totalidade da matéria. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre. Os estudantes serão aprovados se obtiverem uma nota mínima de 9.5 valores. Não estão previstos critérios mínimos de assiduidade para a realização da presente UC.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Society for Psychophysiological Research (https://sprweb.org/page/Guidelines_Papers) has articles with Guidelines for specific neurophysiological measures (e.g., EEG/ERP, Pupil/Eye, Cardiovascular, Respiration, Electrodermal, Electromyography). Cacioppo et al. (2017). Handbook of psychophysiology. Holmqvist & Andersson (2017). Eye tracking: A comprehensive guide to methods and measures. Correia, Martins et al. (2019). Resting-state connectivity reveals a role for sensorimotor systems in vocal emotional processing in children. NeuroImage, 201, 116052. Santos, Arriaga & Simões (2021). Effects of emotion regulation strategies on subjective, physiological, and behavioural responses. Biological Psychology, 162, 108089. Arriaga, P. et al. (2015). Effects of playing a violent video game on pupillary dilation to victims and on aggressive behavior. Psychology of Violence, 5 (2), 199-208. Zickfeld, Arriaga et al. (2020). Physiological correlates of Kama Muta. Psychophysiology, 57, e13662.:
Secundária
- Arriaga, P., Esteves, F., & Feddes, A., Looking at the (mis)fortunate of others while listening to music., 2014, Arriaga, P., et al., (2014). Looking at the (mis)fortunate of others while listening to music. Psychology of Music, 42 (2), 251-268., https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/7716 Lima, C., Arriaga, P., et al., (2021) Authentic and posed emotional vocalizations trigger distinct facial responses, Cortex, 141, 280-292., https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/22796 Stemmler, G. (2009). Methodological considerations in the psychophysiological study of emotion. In R. Davidson, K. Scherer, & H. Goldsmith, Handbook of affective sciences (pp. 225-255). Oxford University Press. De Beeck, H. O., & Nakatani, C. (2019). Introduction to human neuroimaging. Cambridge University Press.: