Currículo

Perspectivas e Teorias das Emoções 00151

Contextos

Groupo: Ciências das Emoções > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O estudante que conclua com sucesso a UC será capaz de: OA1: Definir e explicar o que são emoções e outros processos afetivos, utilizando termos científicos precisos. OA2: Avaliar e selecionar métodos e técnicas de avaliação e indução das emoções, integrando resultados de investigação para fundamentar e justificar opções metodológicas. OA3: Conhecer, analisar e comparar as principais perspectivas e teorias das emoções, demonstrando capacidade para diferenciar as suas contribuições na compreensão do funcionamento humano; OA4: Aplicar os conceitos e teorias das emoções em diversos domínios e contextos do quotidiano; OA5: Demonstrar aptidões e competências de comunicação, tanto oralmente quanto por escrito.

Programa

CP1: Definições de Emoção e Componentes das Emoções. CP2: Estrutura e Classificação das Emoções: Pressupostos de modelos categoriais e dimensionais. CP3. Métodos e técnicas de registo e de avaliação das emoções e de outros processos afetivos: Vantagens e limitações. CP4. Procedimentos e técnicas de indução de Emoções. CP5. Funções das Emoções. CP6: Pressupostos de abordagens evolutivas, construtivismo psicológico e social em relação à universalidade, variabilidade e importância do contexto e da cultura no estudo das emoções. CP7. Pressupostos de abordagens teóricas sobre o curso da experiência emocional.

Método de Avaliação

O/As estudantes podem realizar a presente UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação final: A. A avaliação ao longo do semestre inclui três elementos obrigatórios: (1) Elaboração de um trabalho em grupo com apresentação oral em aula (15%); (2) realização de exercícios individuais ao longo do semestre propostos pelos/as docente (15%); e (3) teste individual escrito (70%). Os estudantes serão aprovados se obtiverem uma nota mínima de 9 valores em cada um destes elementos de avaliação e a nota mínima de 9.5 valores na média final. B. A avaliação final realiza-se por exame individual escrito (100%) e incide sobre a totalidade da matéria. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre. Os estudantes serão aprovados se obtiverem uma nota mínima de 9.5 valores. Não estão previstos critérios mínimos de assiduidade para a realização da presente UC.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 123.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Scarantino, A. (2024). Emotion Theory: The Routledge Comprehensive Guide Shiota, M. N., & Kalat, J. W. (2012). Emotion (2nd Ed). Belmont: Wadsworth. Damásio, A. R. (2000). O erro de Descartes. Emoção, razão e cérebro humano. Publicações Europa América. A complementar estes livros são partilhados online (moodle) artigos clássicos e referências atuais de teorias e investigação no domínio das conteúdos da UC (incluindo publicações do/as docentes) .:

Secundária

  • - Evers et al. (2014). Emotion response coherence: A dual-process perspective. Biological Psychology, 98, 43-49. doi: 10.1016/j.biopsycho.2013.11.003 - Tsai, J.L. & Clobert, M. (2019). Cultural influences on emotion: Empirical patterns and emerging trends. In S. Kitayama & D. Cohen (Eds). Handbook of Cultural Psychology. Oxford University Press. - Coles, et al. (2019). A meta-analysis of the facial feedback literature: Effects of facial feedback on emotional experience are small and variable. Psychological Bulletin, 145(6), 610-651. - Santos, A. C., Arriaga, P., & Simões, C. (2021). Catching the audience in a job interview: Effects of emotion regulation strategies on subjective, physiological, and behavioural responses. Biological Psychology, 162, 108089 - Wang, K., (...) Arriaga, P., Santos, A. (...) et al. (2021). A multi-country test of brief reappraisal interventions on emotions during the COVID-19 pandemic. Nature Human Behaviour, 5 (8), 1089–1110. - Russell, J. A. (2003). Core affect and the psychological construction of emotion. Psychological Review, 110(1), 145-172. - Zickfeld, D. H., Schubert, T. W., Seibt, B., Blomster, J. K., Arriaga, P., et al. (2019). Kama Muta: Conceptualizing and measuring the experience of being moved across 19 nations and 15 languages. Emotion, 19 (3), 402-424.:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre