Currículo

Dissertação em Ciências das Emoções 02860

Contextos

Groupo: Ciências das Emoções > 2º Ciclo > Trabalho Final

ECTS

42.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O/A estudante que conclua com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Conhecer as etapas da elaboração de um projeto de investigação. OA2. Reconhecer e aplicar regras éticas em investigação. OA3. Identificar, delimitar e enquadrar conceptualmente um problema pertinente de investigação. OA4. Elaborar uma revisão de literatura relevante e adequada ao problema formulado utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito. OA5. Delinear eficazmente a estratégia metodológica para dar resposta adequada ao problema de pesquisa formulado. OA6. Redigir um projeto de investigação adequado a uma dissertação de mestrado ou trabalho de projeto. OA7. Apresentar oralmente o trabalho efetuado e a argumentação elaborada. OA8. Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua posição.

Programa

CP1:Etapas e processos na elaboração de um projeto de investigação: Estrutura, fases de desenvolvimento e orientações normativas para a elaboração de um projeto de investigação; CP2:Elaboração da revisão de literatura: Características e objetivos da revisão de literatura; Revisão de literatura e desenvolvimento da argumentação; Planeamento e execução da revisão da literatura. CP3:Delineamento da estratégia metodológica: articulação entre conceptualização e operacionalização. delineamento do plano de estudo; planeamento do processo de análise de dados; questões éticas na investigação CP4:Análise, interpretação dos resultados, discussão e conclusões; e normas de redação de escrita científica; referências, anexos CP5. Preparação para defesa oral

Método de Avaliação

Os seminários coletivos visam preparar os alunos para a escrita final e defesa pública das suas dissertações, mas a conclusão das aulas de seminário não inclui diretamente estas fases finais. Têm como objetivo garantir que o/as estudantes estão preparados e equipados com conhecimentos, aptidões, competências e confiança para apresentar e defender publicamente a sua dissertação ou trabalho de projeto. No entanto, sendo a presença nos seminários fundamental para o desenvolvimento do projeto, será facultada ao júri informação sobre o envolvimento do/a estudante, como elemento adicional de contextualização da avaliação final. A dissertação deve ser apresentada de acordo com as normas e nos prazos estabelecidos pelo Iscte e é defendida em provas públicas onde são avaliadas as componentes técnicas, o trabalho escrito, e a apresentação e defesa. A avaliação final é atribuída após a apreciação e discussão pública da dissertação.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 983.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • APA. (2020). Publication Manual of the American Psychological Association (7th ed.). APA Bishop, D.V. & Thompson, P.A. (2024). Evaluating What works: An Intuitive Guide to Intervention Research for Practitioners. CRC Press. Available online: https://bookdown.org/dorothy_bishop/Evaluating-What-Works/) Bui, Yvonne N. (2014). How to write a master's thesis (2nd ed). Sage. Harrison & Rentzelas (2021). Your psychology dissertation. Sage. Heard, S. B. (2021). The scientist's guide to writing: How to write more easily and effectively throughout your scientific career (2nd ed.). Princeton University Press. Pennington, C. (2023). A student’s guide to Open Science: Using the replication crisis to reform psychology. Open University Press.:

Secundária

  • Walliman, N. (2005). Your research project. SAGE. Swetnam, D. (2000). Writing your dissertation: How to plan, prepare and present successful work. How to books. Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. Sage. Reis, H.T., & Judd, C. (2000, eds.). Handbook of research methods in social and personality psychology. Cambridge University Press. Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals. SAGE. Mohrman, S. A. & Lawler III, E. E. (2011). Useful research: advancing theory and practice. Berret-Koehler Publishers. Garrido, M. V. & Prada, M. (Eds.) Manual de competências académicas (pp. 245-280). Sílabo. Hall, C. (1998). Doing a literature review: releasing the social science research. Sage. Hailman, J. P., & Strier B. (2006). Planning, proposing, and presenting science effectively: a guide for graduate students and researchers in the behavioral sciences and biology. Cambridge University Press. Friedland, A., J., & Folt, C. L. (2009). Writing successful science proposals (2ª ed.). Yale University Press Fleming, R. S., & Kowalsky, M. (2021). Survival Skills for Thesis and Dissertation Candidates. Springer International Publishing.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre