Currículo

Emoções nas Relações Sociais e Culturais 00136

Contextos

Groupo: Ciências em Emoções > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1.º Ano

Groupo: Ciências em Emoções > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 2.º Ano

Groupo: Ciências em Emoções > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 2.º Ano

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Após a conclusão do curso, os alunos devem ser capazes de: LG1 - Dominar conceitos-chave como emoções sociais, regulação interpessoal das emoções e clima emocional. LG2 - Conceptualizar os fenómenos afectivos no contexto da cultura e dos grupos sociais. LG3 - Adquirir conhecimentos sobre algumas das investigações que abordam o papel das emoções na vida social e a importância do contexto social para as emoções. LG4 - Saber aplicar criticamente os conhecimentos dos LG2 e LG3 a questões sociais.

Programa

S1. Emoções Sociais: Explorar as emoções básicas e sociais e examinar emoções secundárias nas interações sociais S2. Regulação Emocional: Reconhecer processos de regulação emocional intra e interpessoal; compreender a Partilha Social da Emoção e a Teoria dos Dois Modos de Partilha; e relacionar partilha social da emoção com climas emocionais S3. Emoções e Cognição Intergrupais: Reconhecer teorias e evidências sobre como emoções são dirigidas a grupos com base na pertença e identificação e examinar como são moldadas pela associação grupal; explorar impacto das emoções nas relações intergrupais e como influenciam atitudes, comportamentos e dinâmicas entre grupos S4. Complexidades Emocionais nos Encontros Intergrupais: Analisar complexidades das interações intergrupais, focando as experiências emocionais no contexto do preconceito e discriminação; e diferenciar experiências emocionais de grupos maioritários e minoritários. S5. Aplicar conhecimentos dos objetivos 2 e 3 ao contexto da saúde

Método de Avaliação

Os alunos podem concluir a UC através de uma avaliação ao longo do semestre ou de um exame final. A avaliação ao longo do semestre inclui (i) um trabalho de grupo (50%), em que os alunos selecionam um artigo recente (dos últimos três anos) sobre emoções e relações sociais/culturais; resumem-no e apresentam-no na aula. Os alunos devem também apresentar uma versão escrita elaborada como um artigo de divulgação (800 palavras no máximo). Este trabalho desenvolverá competências de comunicação científica para públicos não especializados; (ii) um teste escrito individual (50%): Um teste com 15 perguntas de escolha múltipla e 1 pergunta aberta para avaliar os conhecimentos da disciplina. Os alunos devem obter uma classificação mínima de 9,5 valores em cada componente de avaliação e uma média final global igual ou superior a 9,5 valores para serem aprovados. Avaliação por exame: Realizado sob a forma de exame escrito individual (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 123.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Cuddy, A. J., Fiske, S. T., & Glick, P. (2007). The BIAS map: behaviors from intergroup affect and stereotypes. Journal of Personality and Social Psychology, 92, 631. Mackie, D. M., Devos, T., & Smith, E. R. (2000). Intergroup emotions: Explaining offensive action tendencies in an intergroup context. Journal of Personality and Social Psychology, 79, 602-616. doi:10.1037/0022-3514.79.4.602 Gross, J. J. (2014). Emotion regulation: Conceptual and empirical foundations. In J. J. Gross (Ed.), Handbook of emotion regulation (2ª ed., pp. 3-20). New York: The Guilford Press. Rimé, B. (2009). Emotion elicits the social sharing of emotion: Theory and empirical review. Emotion Review, 1(1), 60-85. doi:10.1177/1754073908097189:

Secundária

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Disciplinas de Execução

2016/2017 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre