Currículo

Emoções Positivas 00138

Contextos

Groupo: Ciências em Emoções > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1.º Ano

Groupo: Ciências em Emoções > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 2.º Ano

Groupo: Ciências em Emoções > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 2.º Ano

Groupo: Ciências em Emoções > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Optativa da Ecsh

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Após terminar esta Unidade Curricular com sucesso, o estudante deverá ser capaz de: OA1. Desenvolver conhecimentos avançados sobre o estudo das emoções positivas na compreensão dos processos psicológicos e sua integração em áreas tradicionais da Psicologia, estudo do Bem-Estar e movimento da Psicologia Positiva. OA2. Explicar, relacionar e refletir criticamente sobre a investigação e resultados científicos da área central da Psicologia Positiva. OA3. Aplicar os conteúdos da UC à experiência diária e a áreas específicas de intervenção (e.g., escola, organizações, saúde) e demonstrar aptidões através da apresentação e discussão de abordagens teóricas e suas aplicações específicas. OA4. Avaliar resultados de investigação e formular futuras questões de investigação sobre o papel das emoções positivas na compreensão de tópicos específicos da Psicologia Positiva e do Bem-Estar.

Programa

CP1. Estudo das emoções positivas: passado, presente e futuro: Enquadramento no âmbito de outras disciplinas e tradições da Psicologia; Análise do seu papel no estudo do Bem-Estar e Psicologia Positiva. CP2. Modelos tradicionais de perturbação mental vs. orientação salutogénica da Psicologia Positiva. CP3. Os benefícios e limites das emoções positivas para o desenvolvimento pleno e saudável do ser humano: a importância do tipo de emoção, intensidade emocional e contexto. CP4. Factores psicossociais associados ao bem-estar, florescimento e desenvolvimento de competências emocionais e sociais ao longo do ciclo de vida: natureza, teorias e intervenções (e.g., aplicações clínicas, aconselhamento, saúde, educação; forense e organizações). CP5. Linhas de investigação atuais e futuras associadas ao estudo das emoções positivas, das forças e das virtudes humanas.

Método de Avaliação

Regimes de avaliação: 1.Avaliação periódica: teste (45%) 2 trabalhos individuais: Análise crítica da literatura científica, incluindo aplicações e questões de investigação futura sobre um tema do programa (40%); Apresentação oral individual (15%). A aprovação na UC requer que os alunos tenham >= 9.5 valores em cada um dos elementos de avaliação e no conjunto (média final ponderada) dos três elementos. 2. Avaliação por Exame escrito (100%). Conclusão: mínimo 9.5 valores.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 123.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Snyder, C. R., Lopez, S. J. (2009). Oxford handbook of positive psychology (2nd Ed.). Oxford: Oxford University Press. Seligman, M. (2011). Flourish. New York: Free Press. Ong, A., & Van Dulmen, M. (2006) Oxford handbook of methods in positive psychology (Series in Positive Psychology). Washington: Oxford University Press. Oliveira, J. H. B. (2010). Psicologia Positiva: uma nova Psicologia. Porto: LivPsic. Gruber, J., Mauss, I. B., & Tamir, M. (2011). A dark side of happiness? How, when, and why happiness is not always good. Perspectives on Psychological Science, 6(3), 222-233. Fredrickson, B. L., & Kurtz, L. E. (2011). Cultivating positive emotions to enhance human flourishing. Applied positive psychology: Improving everyday life, health, schools, work, and society, 35-47. Diener, E., & Biswas-Diener, R. (2008). Happiness: Unlocking the mysteries of psychological wealth. Malden, MA: Wiley-Blackwell. :

Secundária

  • Wood, A. M., & Tarrier, N. (2010). Positive Clinical Psychology: A new vision and strategy for integrated research and practice. Clinical Psychology Review, 30(7), 819-829. Seligman, M. E. P., Steen, T. A., Park, N., & Peterson, C. (2005). Positive psychology progress: Empirical validation of interventions. American Psychologist, 60(5), 410-421. Reis, H. T., & Aron, A. (2008). Love what is it, why does it matter, and how does it operate? Perspectives on Psychological Science, 3(1), 80-86. Ong, A. D. (2010). Pathways Linking Positive Emotion and Health in Later Life. Current Directions in Psychological Science, 19(6), 358-362. Oishi, S., Diener, E., & Lucas, R. E. (2007). The optimum Level of well-being: Can People Be Too Happy? Perspectives on Psychological Science, 2(4), 346-360. Maddux, J.E. (2002). Stopping the Madness: Positive Psychology and the deconstruction of the Illness Ideology and the DSM. In C. R. Snyder, & S. J. Lopez (Eds.). Handbook of Positive Psychology (pp. 13-25). New York: Oxford University Press. Fredrickson, B. L. (2003). The value of positive emotions: The emerging science of positive psychology in coming to understand why it's good to feel good. American Scientist, 91(4), 330-335. :

Disciplinas de Execução

2016/2017 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre