Currículo

Análise de Dados Qualitativos em Psicologia 01137

Contextos

Groupo: Ciências em Emoções > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 2.º Ano

Groupo: Ciências em Emoções > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1.º Ano

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1. Reconhecer a especificidade e os contextos de aplicação da pesquisa qualitativa OA2. Descrever as principais etapas, potencialidades e limitações da análise de conteúdo e da análise temática. OA3. Analisar dados qualitativos, recorrendo às técnicas de análise de conteúdo e temática. OA4. Identificar as principais funções de um software de análise de dados qualitativos. OA5. Organizar, gerir e codificar dados qualitativos, recorrendo a aplicações informáticas. OA6. Identificar critérios de qualidade da pesquisa qualitativa e aplicar esses critérios na avaliação crítica de publicações científicas. OA7. Produzir documentos científicos que descrevam a análise de dados qualitativos.

Programa

PROGRAMA CP1. Introdução à pesquisa qualitativa 1.1. Âmbito e perspetivas em pesquisa qualitativa 1.2. Critérios de qualidade na pesquisa qualitativa. CP2. Técnicas de análise de dados qualitativos 2.1. Análise de conteúdo e análise temática: definições e etapas 2.2. Potencialidades e limitações de cada técnica 2.3. Exercícios práticos CP3. Software de apoio à codificação e análise de dados 3.1. Introdução, potencialidades e aplicações 3.2. Exercícios com recurso ao software NVivo CP4. Escrita e apresentação de resultados nas pesquisas qualitativas.

Método de Avaliação

Avaliação periódica: os alunos devem participar nas aulas (são aceites 3 faltas) e realizar (1) um trabalho individual (60%) correspondente às secções do método e resultados de um artigo; e (2) um trabalho de grupo (40%) relativo a exercícios práticos com o NVivo. São aprovados os alunos com nota igual ou superior a 9,5 valores. Nota mínima de 9,5 valores em cada componente da avaliação contínua. Avaliação final: Exame (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Lyons, E., & Coyle, A. (2007). Analysing qualitative data in psychology. London: Sage. Krippendorff, K. (2004/2018). Content analysis: An introduction to its methodology. London: Sage. Joffe, H. (2012). Thematic analysis. In D. Harper & A. Thompson, Qualitative Research Methods in Mental Health and Psychotherapy (pp. 209-223). Chichester: Wiley-Blackwell. Flick, U. (2014). An Introduction to Qualitative Research (5th ed). London: Sage. Bryman, A. (2008). Social research methods (3r ed.). Oxford: Oxford University Press. Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77-101. Berg, B. L., & Lune, H. (2012). Qualitative research methods for the social sciences (8th ed.). Boston: Pearson. Bazeley, P., & Jackson, K. (2013). Qualitative Data Analysis with NVIVO. (2nd ed.). SAGE. Bauer, M. & Gaskell, G. (2000). Qualitative Researching with Text, Image and Sound. London: Thousand Oaks. :

Secundária

  • Complimentary references will be given at each class. Serão fornecidas outras referências (específicas) em cada uma das aulas. :

Disciplinas de Execução

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre