Currículo

Avanços nas Neurociências das Emoções 00119

Contextos

Groupo: Ciências em Emoções > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 2.º Ano

Groupo: Ciências em Emoções > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1.º Ano

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1.Aprofundar conhecimentos teóricos em neurociências das emoções e afeto, e conhecer as características de debates atuais nesta área. OA2.Conhecer diferentes abordagens ao estudo das bases neurocognitivas dos processos emocionais, em termos dos quadros conceptuais e dos métodos e procedimentos utilizados. OA3.Ser capaz de interpretar, sintetizar e discutir criticamente literatura especializada (artigos científicos) no domínio das neurociências das emoções e afeto.

Programa

-Debates atuais sobre a organização dos processos emocionais no cérebro (perspectivas localista vs. construtivista) -Análise detalhada e discussão de projetos de investigação em curso no domínio das neurociências das emoções e afeto, apresentados pelos docentes da Unidade Curricular ou por investigadores convidados -Apresentação e discussão de artigos científicos recentes no domínio das neurociências das emoções (Journal Club)

Método de Avaliação

Os estudantes podem optar por uma de duas formas de avaliação: avaliação contínua ou exame final. A avaliação contínua envolve: um teste (40%); dois trabalhos individuais baseados nos temas de duas das sessões de discussão de projetos de investigação (30%); e a apresentação e a discussão de artigos científicos nas sessões de Journal Club (30%). O estudante deve comparecer a pelo menos 75% das aulas.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 123.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Schirmer A, Adolphs R (2017). Emotion perception from face, voice, and touch: Comparisons and convergence. Trends in Cogn Scie 21, 216-228. Pessoa L (2010). Emotion processing and the amygdala: From a 'low road' to 'many roads' of evaluating biological significance. Nature Reviews Neuroscience, 11, 773-782. Lima et al. (2016). Impaired socio-emotional processing in a developmental music disorder. Scient Rep 6, 34911. Lima et al. (2014). In the ear of the beholder: How age shapes emotion processing in nonverbal vocalizations. Emotion, 14, 145-160. Dricu M, Fruehholz S (2016). Perceiving emotional expressions in others: Activation likelihood estimation meta-analysis of explicit evaluation, passive perception and indicental perception of emotions. Neurosc & Biobeh Rev 71, 810-828. Barrett L (2017). The theory of constructed emotion: An active inference account of interoception and categorization. Soc Cogn & Affec Neuro, 12, 1-23. Varia anualmente.Exemplos::

Secundária

  • Scott, S. K., Lavan, N., Chen, S., & McGettigan, C. (2014). The social life of laughter. Trends in Cognitive Sciences, 18, 618-620. Mather M (2016). The affective neuroscience of aging. Ann Rev Psy 67, 213-238. Koelsch S (2014). Brain correlates of music-evoked emotions. Nature Reviews Neuroscience, 15, 170-180. Juslin P (2013). From everyday emotions to aesthetic emotions: Towards a unified theory of musical emotions. Physics of Life Reviews, 10, 235-266. Exemplos: Varia anualmente e poderá ser aconselhada outra bibliografia específica. :

Disciplinas de Execução

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre