Currículo

Cognição e Emoção 00121

Contextos

Groupo: Ciências em Emoções > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: Ciências em Emoções > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: 1. Conhecer as origens do debate acerca da relação entre cognição e emoção 2. Conhecer as principais concepções teóricas acerca da relação entre cognição e emoção 3. Compreender, analisar e avaliar os principais métodos e técnicas de investigação da influência das emoções na cognição e dos factores cognitivos implicados nas emoções 4. Compreender e explicar como emoções, processos cognitivos e sócio-cognitivos se influenciam mutuamente e integram 5. Explicitar implicações práticas deste domínio de investigação, aplicando o conhecimento adquirido a diferentes contextos

Programa

1. Definições básicas e fundamentos do estudo da relação cognição-emoção 1.1. Cognição: Noções de representação cognitiva e de processamento de informação; panorâmica das funções cognitivas 1.2. Emoção e conceitos relacionados 1.3. Contextualização histórica e filosófica do debate cognição-emoção 1.4. Aspetos metodológicos do estudo da relação cognição-emoção 2. Influência da emoção na cognição 2.1. Julgamento, tomada de decisão e modos de processamento 2.2. Atenção e controlo cognitivo 2.3. Memória 2.4. Linguagem 2.5. Traços emocionais e processamento cognitivo 2.6. Perturbações afetivas 3. Influência da cognição na emoção 3.1. Processos cognitivos e regulação emocional 3.2. Perturbações da cognição e impacto na emoção 4. Integração de processos emocionais e cognitivos: mecanismos e bases cerebrais

Método de Avaliação

Avaliação ao longo do semestre: Trabalho de grupo, incluindo apresentação/discussão de artigo em aula e relatório escrito sobre o tema (40%); teste (60%). Os estudantes ficam aprovados se tiverem nota igual ou superior a 9.5 valores em cada um dos elementos. Quem não tenha realizado ou quem tenha reprovado em avaliação ao longo do semestre pode fazer avaliação por exame (a aprovação requer pelo menos 9.5 valores)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Eysenck, M. W., & Keane, M. T. (2020)Cognitive psychology: A student’s handbook (8th Edition). Routledge: Taylor & Francis Group Storbeck, J., & Clore, G. (2007). On the interdependence of cognition and emotion. Cognition and Emotion, 21, 1212-1237 Power, M. J., Dagleish, T. (Eds., 2016). Handbook of cognition and emotion: From order to disorder (Third Edition). London: Psychology Press Pessoa, L. (2008). On the relationship between emotion and cognition. Nature Reviews Neuroscience, 9, 148-158. Okon-Singer, H., Hendler, T., Pessoa, L., & Shackman, A. (2015). The neurobiology of emotion?cognition interactions: fundamental questions and strategies for future research. Frontiers in Human Neuroscience, 9, 58. Ochsner, K. N., & Phelps, E. (2007). Emerging perspectives on emotion-cognition interactions. Trends in Cognitive Sciences,11(8), 317-318. Duncan, S., & Barrett, L. F. (2007). Affect is a form of cognition: A neurobiological analysis. Cognition and Emotion, 21, 1184-1211.:

Secundária

  • ·:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre