Currículo

Bases Biológicas das Emoções 00120

Contextos

Groupo: Ciências em Emoções > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Distinguir fenómenos afetivos como emoções, sentimentos, estados de humor e compreender as suas inter-relações e papel adaptativo OA2. Identificar as principais estruturas e redes cerebrais envolvidas na experiência emocional OA3. Entender os processos evolutivos e como estes moldam os fenómenos afectivos OA4. Dominar conceitos-chave de evolução na compreensão dos sistemas emocionais básicos OA5. Distinguir os diferentes sistemas emocionais nas neurociências afectivas, descrevendo os seus mecanismos básicos OA6. Conhecer, do ponto de vista neurobiológico, a relação entre emoções e aspetos como a resposta de stress, o bonding materno e vinculação, as relações românticas, a empatia e confiança, a adição e fobias OA7. Demonstrar, com raciocínio crítico, que antigos mal-entendidos acerca das bases biológicas das emoções e do comportamento (e.g., confusão entre predisposição genética e determinismo genético) foram ultrapassados.

Programa

CP1. Emoções e outros estados afetivos. Os processos emocionais como adaptações biológicas, resultantes de mecanismos evolutivos. CP2. Noções básicas de evolução e genética. CP3. A evolução do sistema nervoso dos vertebrados e a evolução do comportamento e emoções. Relação emoções-comportamento CP4. Relação entre estruturas do cérebro, neurotransmissores e estados emocionais. CP5. Métodos e técnicas para estudar as bases biológicas das emoções. O contributo das neurociências e da Psicologia comparativa. CP6. O conceito de sistemas emocionais básicos. CP7. Bases neurobiológicas da vinculação e do amor. Relação entre comportamento e química do afeto. Semelhanças e diferenças entre dependência afetiva e adição química CP8. Empatia e a sua função no estabelecimento de laços afetivos; descobertas recentes sobre evolução e substrato neurobiológico. CP9. Contributo dos novos conhecimentos sobre bases biológicas da emoção em diversas áreas (e.g., desenvolvimento, saúde, trabalho).

Método de Avaliação

Os estudantes poderão optar por uma de duas formas de avaliação: ao longo do semestre ou exame. A avaliação ao longo do semestre é obtida através de um teste (50%), um trabalho de grupo (incluindo trabalho escrito e apresentação oral; 30%), e respostas individuais a perguntas alusivas a aulas práticas (20%). A aprovação requer >= 8.5 valores em todos os elementos de avaliação, e >= 9.5 valores na média final ponderada. Exame (100%). São admitidos/as a exame os/as estudantes que por ele tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre. Os estudantes serão aprovados se obtiverem uma nota mínima de 9.5 valores.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Tang, Y., Hoelzel, B. K., & Posner, M. I. (2015). The neuroscience of mindfulness meditation. Nature Reviews Neuroscience, 16, 213-225 Pina, M. & Gonthier, N. (2014). The Evolution of social communication in primates. Interdisciplinary evolution research. New York: Springer. Panksepp, J. (2011). The basic emotional circuits of mammalian brains: Do animals have affective lives? Neuroscience & Biobehavioral Reviews, 35, 1791-1804. LeDoux, J. (2012). Rethinking the emotional brain. Neuron, 73, 653-676. Dalgleish, T. (2004). The emotional brain. Nature Reviews Neuroscience, 5, 582-589. Buss, D. (2014). Comment: evolutionary criteria for considering an emotion "Basic": Jealousy as an illustration. Emotion Review, 6, 1-3. Bernhardt, B. C., & Singer, T. (2012). The neural basis of empathy. Annual Review of Neuroscience, 35, 1-23. Barrett, L.F., Lewis, M., & Haviland-Jones (2018). Handbook of emotions (Fourth Edition). New York: The Guilford Press.:

Secundária

  • Serão disponibilizados outros artigos por tema/aula aos estudantes Zimmer, C. (2003). Evolution: The Triumph of an Idea: from Darwin to DNA. New South Wales: Arrow Books Rizzolati, G. Fogassi, L. & Galese, V (2006). Mirrors in the Mind. Scientific American, 54-61 Pessoa, L. (2010). Emotion processing and the amygdala: from a 'low road' to 'many roads' of evaluating biological significance. Nature Reviews Neuroscience, 11, 773-782. Panksepp, J. (2005). Affective consciousness: Core emotional feelings in animals and humans. Consciousness and Cognition, 14 (1), 30-80. Panksepp, J. (2004). Affective Neuroscience. The Foundations of human and animal emotions. Oxford: Oxford University Press. Lockwood, P. (2016). The anatomy of empathy: Vicarious experience and disorders of social cognition. Behavioural Brain Research, 311, 255-266. Kinsley, C.H. & Lambert, K.G. (2006). The Maternal Brain. Scientific American, 72-79. Iacoboni, M. (2009). Imitation, Empathy, and Mirror Neurons. Annual Review of Psycholgy, 60, 653-70. Fox, K., Nijeboer, S., Dixon, M. L., Floman, J. L., Ellamil, M., Rumak, S. P., Sedlmeier, P., & Christoff, K. (2014). Is meditation associated with altered brain structure? A systematic review and meta-analysis of morphometric neuroimaging in meditation practitioners. Neuroscience and Biobehavioral Reviews, 43, 48-73.:

Disciplinas de Execução

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre