Currículo

Ansiedade, Stress e Desempenho 00641

Contextos

Groupo: Ciências em Emoções > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 2.º Ano

Groupo: Ciências em Emoções > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 2.º Ano

Groupo: Ciências em Emoções > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1.º Ano

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Ao completar com sucesso esta UC o estudante será capaz de: OA1: Definir os conceitos de ansiedade e stress OA2: Identificar e descrever as diferentes abordagens teóricas sobre a ansiedade e o stress OA3: Identificar a componente patológica da ansiedade e possíveis consequências na saúde e desempenho em diferentes contextos OA4: Identificar diferentes metodologias de avaliação da ansiedade e stress

Programa

CP1: Enquadramento da ansiedade e stress no estudo dos fenómenos emocionais CP2: O normal e o patológico na ansiedade CP3: As perturbações da ansiedade CP4: Ansiedade e stress na família, na escola e em situações de crise: Avaliação e intervenções CP5: Stress e saúde: o exemplo das doenças cardiovasculares

Método de Avaliação

Dois regimes de avaliação: contínua e exame final. Avaliação periódica: Trabalho escrito com apresentação (40%) + Teste (60%) Exame final: teste escrito (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 123.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - Gross, J. J. (2015). Handbook of emotion regulation (2nd Edition). NY: Guilford Press. - Fink, G., Pfaff, D. W., Levine, J. E. (2012). Handbook of neuroendocrinology (1st Edition). London: Elsevier, Academic Press. - Fink, G. (2016). Stress: Concepts, cognition, emotion, and behavior. Handbook of stress series (Vol. 1, 1st Edition). London: Elsevier, Academic Press. - American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). Arlington, VA: American Psychiatric Publishing. :

Secundária

  • - Sundin, Ö. , Soares, J. , Grossi, G. & Macassa, G. (2011). Burnout among foreign born and Swedish native women. A longitudinal study in Sweden. Women & health, 51: 7, 643-660. -Fernandes, S., Arriaga, P., & Esteves, F. (2015). Using an educational multimedia application to prepare children for outpatient surgeries. Health Communication, 30, 1190-1200. doi: 10.1080/10410236.2014.896446. -Fernandes, S., Arriaga, P., & Esteves, F. (2014). Providing preoperative information for children undergoing surgery: a randomized study testing different types of educational material to reduce children's preoperative worries. Health Education Research, 29 (6), 1058-1076. doi: 10.1093/her/cyu066 -Fernandes, S. C., & Arriaga, P. (2010). The effects of clown intervention on worries and emotional responses in children undergoing surgery. Journal of Health Psychology, 15(3), 405-415. doi: 10.1177/1359105309350231 -Eslami, B., Sundin, Ö., Macassa, G. , Khankeh, H. & Soares, J. J. F. (2013).Anxiety, depressive and somatic symptoms in adults with congenital heart disease. Journal of Psychosomatic Research, 74 (1), 49-56. - Eslami, B. , Macassa, G. , Sundin, Ö. , Khankeh, H. & Soares, J. J. F. (2015). Quality of life and life satisfaction among adults with and without congenital heart disease in a developing country. European Journal of Preventive Cardiology, 22 (2), 169-179. - Collste, O. , Tornvall, P. , Sundin, Ö., Alam,l, M. & Frick, M. (2014). No Myocardial vulnerability to mental stress in Takotsubo stress cardiomyopathy. PLoS ONE, 9: 4, Art. no. e93697 - Abbasi, S., Ponce De Leon, A. , Kassaian, S. E. , Karimi, A. , Sundin, Ö. , Jalali, A. , Soares, J. & Macassa, G. (2015). Socioeconomic status and in hospital mortality of acute corony syndrome: Can education and occupation serves as preventive measures?. International Journal of Preventive Medicine, 6, 36. :

Disciplinas de Execução

2016/2017 - 1º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre