Currículo

Métodos de Investigação em Psicologia I 01476

Contextos

Groupo: Ciências em Emoções > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final do semestre os/as estudantes deverão ser capazes de: OA1: Planear as várias etapas do processo de investigação; OA2: Saber redigir uma questão de investigação e hipóteses para um determinado projeto de investigação. OA3: Elaborar uma revisão da evidência empírica que auxilie na formulação da questão de investigação e hipóteses. OA4: Operacionalizar as variáveis/constructos em estudo. OA5: Distinguir diferentes tipos de metodologias e métodos de recolha de dados. OA6: Avaliar a qualidade investigação, ao nível dos diferentes tipos de validade. OA7: Redigir um projeto de investigação.

Programa

CP1: Planeamento de um projeto de investigação 1.1. O processo de investigação 1.2. Tipo de literatura, fontes de informação e indicadores bibliométricos. 1.3. Ética na Investigação. 1.4. O problema de investigação. 1.5. A questão de investigação. 1.6. Formulação de hipóteses. 1.7. Opções metodológicas 1.8. Variáveis: operacionalização e manipulação de conceitos 1.9. Análise da qualidade da investigação CP2: Redação de projetos e relatórios de investigação 2.1. Normas de escrita na investigação. 2.2. Secções formais de um projeto e relatório de investigação.

Método de Avaliação

O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui a realização de i) um trabalho prático de grupo que consiste na elaboração de um projeto de investigação escrito (25%), ii) a apresentação oral do trabalho (15%); e iii) teste individual escrito (60%). Ficam aprovados o/as aluno/as que tenham nota mínima em cada elemento de avaliação de pelo menos 9.5 valores (e, logo, média final igual ou superior a 9.5 valores). A avaliação por exame realiza-se por exame individual escrito (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 123.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • APA. (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). American Psychological Association. Arriaga, P. & Sales, C. (2016). Como Planear a Investigação? In Garrido & Prada, Manual de competências académicas (pp. 199-233). Lisboa: Sílabo. Garrido, M. V. & Prada, M. (Eds.) Manual de competências académicas (pp. 245-280). Sílabo. LeBel, E. et al. (2018). A unified framework to quantify the credibility of scientific findings. Advances in Methods and Practices in Psychological Science, 1(3), 389-402. McBride, D. M. (2020). The process of research in psychology (4th ed). Sage. Prada, M., Camilo, C., Garrido, M. V. & Rodrigues, D. L. (2021). O diabo está nos pormenores: Introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association (7ª edição). Psicologia. 35 (1), 95-146.:

Secundária

  • All European Academies. (2017). The European code of conduct for research integrity. (Rev. ed.). Berlin, Germany: ALLEA. Belter, C. W. (2015). Bibliometric indicators: opportunities and limits. Journal of the Medical Library Association: JMLA, 103(4), 219-221. Bryman, A. (2012). Social research methods (4th ed.). Oxford: Oxford University Press. Fleming, R. S., & Kowalsky, M. (2021). Survival skills for thesis and dissertation candidates. Springer International Publishing. Grant, M. J., & Booth, A. (2009). A typology of reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies. Health Information & Libraries Journal, 26(2), 91-108. Prada, M., Camilo, C., Garrido, M. V. & Rodrigues, D. L. (2021). O diabo está nos pormenores: Introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association (7ª edição). Psicologia. 35 (1), 95-146. Grant, S., Mayo-Wilson, E., Melendez-Torres, G., & Montgomery, P. (2013). Reporting quality of social and psychological intervention trials: A systematic review of reporting guidelines and trial publications. PLoS One, 8(5), e65442. Helgesson, G., & Eriksson, S. (2019). Authorship order. Learned Publishing, 32(2), 106-112. Marôco, J. (2018). Análise estatística com o SPSS statistics (7ª ed.). Lisboa: ReportNumber. Nosek, B. A. et al. (2018). The preregistration revolution. Proceed of the Nat Acad of Sciences, 115(11), 2600-2606. Prada, M., Camilo, C., Garrido, M. V. & Rodrigues, D. L. (2021). O diabo está nos pormenores: Introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association (7ª edição). Psicologia. 35 (1), 95-146. Petursdottir, A. I., & Carr, J. E. (2018). Applying the taxonomy of validity threats from mainstream research design to single-case experiments in applied behavior analysis. Behavior Analysis in Practice, 11(3), 228-240.:

Disciplinas de Execução

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre