Currículo
Ontogénese das Emoções 00149
Contextos
Groupo: Ciências em Emoções > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de cumprir os seguintes objetivos de aprendizagem (OA): OA1. Descrever o desenvolvimento emocional numa perspetiva ontogenética e epigenética. OA2. Identificar as principais etapas de desenvolvimento emocional das crianças e adolescentes. OA3. Identificar os processos de desenvolvimento com maior expressão na vida afetiva e na interação mediada por afetos. OA4. Identificar problemas que requerem investigação nesta área. OA5. Identificar as principais vantagens e limitações de diferentes abordagens metodológicas das questões de desenvolvimento. OA6. Formular questões de investigação relevantes.
Programa
Os conteúdos da UC distribuem-se pelos seguintes Conteúdos Programáticos (CP1-CP10): CP1. Relação entre filogénese e ontogénese. Epigénese. CP2. Experiência precoce e desenvolvimento do cérebro e comportamento. CP3. Desenvolvimento emocional nas relações entre crianças e pais, entre pares e de amizade CP4. Etapas e processo no desenvolvimento cognitivo e moral. A relação emoção, moral e prosocialidade CP5. Desenvolvimento do conhecimento e reconhecimento das emoções CP6. Desenvolvimento da expressão das emoções CP7. Desenvolvimento da regulação emocional CP8. Bullying e promoção do desenvolvimento emocional em contexto escolar CP9. Emoções e Tecnologia
Método de Avaliação
Os estudantes podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui os seguintes instrumentos de avaliação: apresentação oral e discussão de um trabalho de grupo (20%), um relatório escrito do trabalho de grupo (30%) e um teste escrito individual (50%). Todos os instrumentos de avaliação devem ter uma nota mínima de 9.5 valores. A modalidade de avaliação por exame é composta por um exame escrito individual (100%) nos períodos de avaliação definidos (1ª e/ou 2ª época e/ou época especial).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Barrett, L. Lewis, M. & Haviland-Jones, J. (Eds) (2016). Handbook of emotions (4th ed). Guilford Press Crockett, L., Carlo, G. & Schulenberg, J. (Eds.) (2023). APA handbook of adolescent and young adult development. APA Davies, D. (2011). Child development. A practitioner's Guide. Guilford Press Demetriou, H. (2018). Empathy, emotion and education. Palgrave De Haan, M & Johnson, M. (2003). The cognitive neuroscience of development. Psychology Press Gross. J. (Ed) (2014). Handbook of emotion regulation (2nd ed). Guildford Press Manstead. A. (Ed) (2008). Psychology of emotions. Sage Nadel , J. & Muir, D. (2009). Emotional development: Recent research advances. Oxford University Press Pekrun, R. & Linnenbrink-Garcia, L. (Ed) (2014). International handbook of emotions in education. Routledge Prinz, J. (2007). The emotional construction of morals. Oxford University Press Tettegah, S., & Huang, W. (Eds) (2016). Emotions, technology, and digital games. Elsevier:
Secundária
- Carvalhosa, S. F. (2010). Prevenção da violência e do bullying em contexto escolar. Climepsi Editores. Cowie, H. & Berdondini, L. (2002). The expression of emotion in response to bullying. Emotional and Behavioural Difficulties, 7(4), 207-214. Eisenberg, N. & Mussen, P.H. (1989). The roots of prosocial behavior in children. Cambridge University Press. Gaspar, A. & Esteves, F (2012). Preschoolers faces in spontaneous emotional contexts - how well do they match adult facial expression prototypes? International Journal of Behavioral Development. 36(5), 348-357. Gerhardt, S. (2009). Why love matters. How affection shapes a baby's brain. Routledge. Harris M. (2008). Exploring child development: Understanding theory and methods. Sage. Hopkins, B., Barr, R.G., Michel, G., & Rochat, P. (2005). The Cambridge encyclopedia of child development. Cambridge University Press. Richardson, K. (2000). Developmental psychology: How nature and nurture interact. Lawrence Earlbaum. Saarni, C. & Harris, P.L. (1991). Children's understanding of emotion. Cambridge University Press. Schore, A.N. (2001). Effects of secure attachment relationship on right brain development, affect regulation, and infant mental health. Infant Mental Health Journal, 22(1-2), 7-66. Smith, P.K. & Hart, C.H. (2006). Childhood social development (2nd ed). Blackwell Publishing Stroufe, A. (1997). Emotional development: The organization of emotional life in the early years. Cambridge University Press. Tettegah, S., & Espelage, D. (Eds) (2016). Emotions, technology, and behaviors. Elsevier. Tettegah, S., & McCreery, M. (Eds) (2016). Emotions, technology, and learning. Amsterdam : Elsevier . Serão disponibilizados outros artigos por tema/aula.: