Currículo

Teorias em Média e Comunicação 01720

Contextos

Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Ccti

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1 Aquisição de conhecimentos sobre a história e o papel dos media no contexto das sociedades contemporâneas. OA2 Capacidade de exposição das principais linhas teóricas do séc. XX sobre os media e a comunicação mediada apontado para potencialidades e fragilidades de cada uma. OA3 Desenvolvimento de capacidades de aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos na resolução de problemas específicos das ciências da comunicação.

Programa

1 - Introdução ao estudo da Comunicação e Media - Definições e enquadramentos para uma abordagem científica da comunicação. 2 - Teorias clássicas de Media e Comunicação - Teoria hipodérmica - Teoria ligada à abordagem empírico-experimental: persuasão - Teoria que deriva da pesquisa empírica de campo: efeitos limitados - Teoria de base estrutural-funcionalista das comunicações de massa - Teoria crítica dos mass media e indústrias culturais - Cultural Studies - Escola Canadiana 3 - Media e construção da realidade - Newsmaking - Agenda-setting - Gatekeeping - Framing

Método de Avaliação

Existem 3 fases possíveis para realização da avaliação: 1ª época, 2ª época e época especial. A avaliação compreende dois modos: a)1a época – Avaliação ao longo do semestre Apresentação de grupo em aula com obrigatoriedade de intervenção individual (10%) Trabalho de grupo sobre um tema no âmbito da U.C. (90%); b) 2a época e época especial – Avaliação por exame artigo / ensaio individual sobre um tema no âmbito da U.C. (100%). Possibilidade de realização de prova oral, em complemento da prova escrita.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Wolf, Mauro (2006) Teorias da Comunicação (8ª. ed.). Presença McQuail, Denis & Deuze, Mark (2020). McQuail’s Media and Mass Communication Theory (7ª. ed.). Sage Balnaves, Mark; Stephanie Hemelryk Donald & Brian Shoesmith (2009). Media Theories and Approaches. A Global Perspective. Palgrave Macmillan:

Secundária

  • Breton, Philippe & Proulx, Serge (1997) A Explosão da Comunicação. Bizâncio. Castells, M. (2009) Communication Power. Oxford University Press. Carey, James W (2009) Communication as Culture: Essays on Media and Society (Revised Edition). Routledge. Couldry, N. and Hepp, A. (2016) The Mediated Construction of Reality. Polity. Danesi, Marcel (2009) Dictionary of Media and Communications. M. E. Sharpe. Esteves, João Pissara (2011) Sociologia da Comunicação. Calouste Gulbenkian. Gradim, Anabela (2016) Framing: o enquadramento das notícias. Livros Horizonte Griffin, E., Ledbetter, A. & Sparks, G. (2019). A First Look at Communication Theory (10ª edição). McGraw Hill Education. Hall, Stuart (2005) Enconding/Decoding. In Hall, S., Hobson, D., Love, A., & Willis, P. (Eds.). Culture, Media, Language: Working Papers in Cultural Studies, 1972-79 (pp. 117-127). Routledge. Hartley, John (2020) Communication, Cultural and Media Studies: The Key Concepts (5th ed). Routledge Hesmondhalgh, David & Jason Toynbee (eds.) (2008) The Media and Social Theory. Routledge Littlejohn, Stephen & Karen A. Foss (Eds.) (2009) Encyclopedia of Communication Theory. Sage Mattelart, Armand & Mattelart, Michèle (1997) História das teorias da comunicação. Campo das Letras. Robert S. Fortner, P. Mark Fackler (Eds.) (2014) The Handbook of Media and Mass Communication Theory. Wiley Serra, J Paulo (2007) Manual de teoria da Comunicação. Labcom. Silverstone, Roger (1999), Why Study The Media?. Sage Watson, James & Anne Hill (2012) Dictionary of Media and Communication Studies (8th ed.). Bloomsbury.:

Disciplinas de Execução

2011/2012 - 1º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre