Currículo

Publicidade e Marketing PMar

Contextos

Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Ccti

Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletiva > 1º Ano - 1º Semestre

Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletiva > 1º Ano - 2º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

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Programa

Módulo 1 1. Publicidade, Marketing e Sociedade 2. O consumo como processo de comunicação 3. O processo publicitário: um acto de fala intencional a. A semiótica da publicidade: a estrutura dos signos b. A persuasão em publicidade c. Objectivos/pragmatismo versus criatividade: qual domina? 4. A publicidade como discurso de acção a. Que representações/estereótipos imperam na publicidade? Módulo 2 5. Técnicas de Comunicação Marketing, ou a Comunicação Integrada em Marketing? 6. Os novos media como suportes de Comunicação 7. Que destinatário/os da mensagem?

Método de Avaliação

Trabalho de investigação sobre temas predefinidos Teste sobre avaliação de conhecimentos

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

  • ADAM, Jean-Michel, BONHOMME, Marc (1997), L’Argumentation Publicitaire, Paris, Éditions Nathan. : null null
  • AMALOU, Florence (2001), Le livre noir de la pub, Paris, Éditions Stock. : null null
  • BARTHES, Roland (1964), “Rhétorique de l’image”, Communications nº 4, Paris. : null null
  • BARTHES, Roland (1981), A Câmara Clara, Lisboa, Edições 70, Colecções Arte e Comunicação. : null null
  • BEUCLER, Pascal (1998), “L’age d’or du signifiant. A propos de quelque modalités de l’influence publicitaire contemporaine”, Logiques consommateur et logiques publicitaire III, Paris, IREP – Institut de Recherches et d’Études Publicitaires. : null null
  • CORNU, Jeneviéve (1990), Sémiologie de l’image dans la publicité, Paris, Les Éditions d’Organisation. : null null
  • CORRAL, Luis Sánchez (1997), Semiótica de la publicidad, Madrid, Editorial Síntesis. : null null
  • COSSETE, Claude (2001), La publicité, déchet culturel, Québec, Les éditions de L’IQRC. : null null
  • DURAND, Jacques (1970), “Rhétorique et image publicitaire”, Communications nº 15, Paris. : null null
  • JOLY, Martine (2003), A imagem e a sua interpretação, Lisboa, Edições 70. : null null
  • KAPFERER, Jean-Nöel (1994), As marcas, capital da empresa, Mem Martins, Edições Cetop : null null
  • LEÓN, José Luís (2001), Mitoanálisis de la publicidad, Barcelona, Ariel Comunicación. : null null
  • LÉON, Paul (1999) “Les six fonctions d’étayage du texte par l’image”, Le magazine d’information des professionnels de la communication, Paris, FRP – Août 2001. : null null
  • MANCEAU, Delphine, TISSIER-DESBORDES, Elisabeth, ZEITOUN, Hélène (1998), “la mise en scène des tabous dans la publicité”, Logiques consommateur et logiques publicitaire III, Paris, IREP – Institut de Recherches et d’Études Publicitaires. : null null
  • PINTO, Alexandra Guedes (1997), Publicidade: Um discurso de sedução, Porto, Porto Editora.: null null

Disciplinas de Execução

2009/2010 - 1º Semestre

2010/2011 - 1º Semestre