Currículo

Teorias da Imagem M8020

Contextos

Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Programa

I. IMAGEM E SIMULACRO Ideia e Imagem e simulacro A nova economia da Imagem II. IMAGEM E LINGUAGEM Imagem e Representação Visibilidade e Legibilidade III. IMAGEM E TÉCNICA Dispositivos Ópticos Modernos e Imagem Digital Realismo Ilusionismo e Simulacro

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • MANOVITCH, Lev, «The Mapping of Space: Perspective, Radar, and 3-D Computer Graphics », http://www.manovich.net/TEXT/mapping.html CRARY, Jonathan, «Modernity and the problem of the Observer», in Techniques of the observer. On vision and modernity in the Nineteenth Century, Cambridge, Mass., MIT Press, 1990, pp. 1-24. MITCHELL, W. J. T., 'What is an image?', Iconology: Image, Text, Ideology, Chicago, University of Chicago Press, 1986, pp. 7-46 FOUCAULT, Michel, «Las meninas», in As Palavras e as Coisas, Lisboa, Edições 70, 1991, pp. 59-70 Les sources Byzantines de l'imaginaire contemporain, Paris Du Seuil, 1996, pp 9-21. MONDZAIN, Marie-Joseph, Prefácio e Introdução a Image, Icône, Économie question», in Vie et mort de l´image, Paris, Gallimard, 1992, pp. 385-396. DEBRAY, Régis, «Douzes thèses sur l'ordre nouveau et une ultime :

Secundária

  • VIRILIO, Paul, La machine de la vision, Paris, Galilée, 1992 VIRILIO, Paul, Logistique de la perception, Paris, Editions de l´Étoile, 1984. SONTAG, Susan, Ensaios sobre fotografia, D. Quixote, Lisboa, 1986. QUÉAU, Philippe, Le virtuel: vertus et vertiges, Paris, Seyssel, Champ Vallon, Institut National de l´Audiovisuel, 1993 PANOFSKY, Erwin, La perspective comme forme symbolique (1927), Paris, Minuit, 1975 PANOFSKY, Erwin, Meaning in the visual arts, Doubleday, New York, 1955 MITCHELL, W. J., Iconology. Image, Text, Ideology, Chicago, London, TheUniversity of Chicago Press, 1986. MITCHELL, W. J., Picture Theory, Chicago, London, University of Chicago Press, 1994. MACHADO, Arlindo, Máquinas e imaginário, São Paulo, EDUSP, 1993. LAVAUD, Laurent, L' image. Textes Choisies et présentés, Paris, Flammarion, 1999 JENKS, Chris (Ed.), Visual Culture, London, Routledge, 1995. JAY, Martin, Downcast Eyes. The denigration of vision in twentieth-century french thought, Berkeley, London, University of California Press, 1993. GROUPE  , Traité du signe visuel, Paris, Seuil, 1992. FRADE, Pedro Miguel, Figuras do espanto. A fotografia antes da sua cultura, Lisboa, Asa, 1992. FLUSSER, Vilém, Ensaio sobre a fotografia. Para uma filosofia da técnica, Lisboa, Relógio d'Água, 1998 DERRIDA J. e B. STIEGLER, Écographies de la Télévision, Paris, Galilée - INA, 1996 DELEUZE, Gilles, «Platon et les Simulacres», in La logique du sens, Paris, Minuit 1969, pp. 292-307 COUCHOT, Edmond, Images: de l'optique au numérique. Les arts visuels et l' évolution des technologies, Paris, Hermès, 1988 BENJAMIN, Walter, Sobre arte, técnica, linguagem e política; Lisboa, Relógio d' Água, 1992 BAUDRILLARD, Jean, Simulacros e simulações, (1981), Lisboa, Relógio d' Água, 1991 BARTHES, Roland, A câmara clara, Lisboa, Ed. 70. (1980) AAVV, Revista de Comunicação e Linguagens, n. 31 - «Imagem e vida», org. José Gil e Maria Teresa Cruz, Lisboa, Relógio d' Água, 2003. ALBERTI, Leon Battista, De Pictura. De la peinture (1435), Paris, Macula Dedale, 1992. :

Disciplinas de Execução

2009/2010 - 1º Semestre

2010/2011 - 2º Semestre

2010/2011 - 2º Semestre

2008/2009 - 1º Semestre

2009/2010 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre