Currículo

Gestão das Indústrias Criativas 01723

Contextos

Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Cultura e Indústrias Criativas

Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Cultura e Indústrias Criativas

Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Ccti

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular é uma introdução aos fundamentos das práticas de gestão aplicadas às indústrias culturais e criativas. A unidade curricular integra uma abordagem multidisciplinar para compreender questões de gestão e os alunos deverão incluir essas disciplinas na resolução de problemas. Especificamente, os objetivos da unidade curricular são: 1. Aplicar teorias relevantes e princípios de gestão ao setor cultural e criativo; 2. Analisar práticas de gestão dentro de um contexto económico e político mais amplo; 3. Desenvolver uma abordagem multidisciplinar e integrada para a resolução de problemas; 4. Explorar a prática empresarial em diferentes contextos culturais e ambientes de trabalho; 5. Desenvolver a capacidade de definir e avaliar questões de gestão estratégica no sector cultural e criativo.

Programa

Esta unidade curricular introduz os fundamentos das práticas de gestão aplicadas ao setor cultural e criativo. A unidade curricular integra uma abordagem multidisciplinar para compreender questões de gestão e os alunos deverão incluir essas disciplinas na resolução de problemas. Os seguintes temas serão abordados em dez sessões: - Contexto político empresarial - O setor cultural e criativo em Portugal - O planeamento estratégico no setor cultural e criativo - Entender o mercado - Patrocínio / angariação de fundos / subsídios - Princípios de marketing e RP - Direito Empresarial / direitos de propriedade intelectual - Medição de qualidade e desempenho - Gestão de projetos e avaliação de riscos.

Método de Avaliação

Para avaliação os alunos deverão preparar um plano de gestão de uma organização, atividade, ou novo empreendimento no sector cultural e criativo. Os alunos farão uma apresentação oral do seu plano que será depois concretizado sob a forma de relatório.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Walter, C. (2015) Arts Management. An Entrepreneurial Approach. Nova Iorque. Routledge. Quintela, P. & Ferreira, C. (2018) "Indústrias culturais e criativas em Portugal: um balanço crítico de uma nova ?agenda? para as políticas públicas no início deste milénio". Revista Todas as Artes, 1(1), pp. 88-109. Oakley, K. & O'Connor, J. (eds.) (2015) The Routledge Companion to the Cultural Industries. Londres. Routledge. Mateus, A., et al. (2010) O Sector cultural e Criativo em Portugal. Estudo para o Ministério da Cultura. Lisboa. Augusto Mateus & Associados. Hesmondhalgh, D. (2019) The Cultural Industries. 4ªed. Londres. Sage. Gomes, R.T., et al. (2006) Entidades Culturais e Artísticas em Portugal. Lisboa. OAC. Davies, R. & Sigthorsson, G. (2013) Introducing the Creative Industries. From Theory to Practice. Londres. Sage. Chong, D. (2010) Arts Management. 2ªed. Londres. Routledge. Byrnes, W. J. (2014) Management and the Arts. 5ªed. Nova Iorque. Focal Press. :

Secundária

  • Tavares, J., et al. (2014) Cultura e Desenvolvimento: Um Guia para os Decisores. Lisboa. GEPAC/SEC. Mateus, A. , et al. (2014) A Cultura e a Criatividade na Internacionalização da Economia Portuguesa. Lisboa. GEPAC/SEC. Hill, L., O'Sullivan, C. & O'Sullivan, T. (2003) Creative Arts Marketing. Londres. Butterworth Heinemann. Garcia, J.L., et al. (2014). Mapear os recursos, Levantamento da Legislação, Caracterização dos Atores, Comparação Internacional. Lisboa: GEPAC/SEC. Fitzgibbon, M. & Kelly, A. (eds) (1997) From Maestro to Manager. Critical Issues in Arts and Culture Management. Dublin. Oak Tree Press. Finley, P.N. (2000) Strategic Management: an introduction to business and corporate strategy. Harlow. Financial Times/Prentice Hall. Crane, D., Kawashima, N. & Kawasaki, K. (eds) (2002) Global Culture: Media, Arts Policy and Globalisation. Londres. Routledge. Carter, S. & Jones-Evans (2000) Enterprise and Small Business. Harlow. FT Prentice Hall. Burns, P. (2001) Entrepreneurship and Small Business. Basingstoke. Palgrave.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2011/2012 - 1º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre