Currículo

Literacia dos Novos Média 01728

Contextos

Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Ccti

Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Internet e Comunicação em Rede

Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os estudantes vão desenvolver os seus conhecimentos e pensamento crítico sobre a realidade mediática tendo como referente os seguintes objectivos de aprendizagem (OA): OA1. Identificar as dimensões do conceito de literacia mediática. OA2. Compreender os desafios contemporâneos impostos pelas tecnologias mediáticas no desenvolvimento de competências e habilidades. OA3. Socialização no debate sobre a importância e relevância das novas formas de literacia mediática. OA4. Compreender a relação entre culturas mediáticas e instituições sociais como a escola ou os contextos de trabalho. OA5. Identificar os impactos e processos de transformação associados ao uma cultura mediática ocularcêntrica e marcada por tecnologias audiovisuais. OA6. Perceber os desafios das redes digitais na sua complexidade técnica e social. OA7. Identificar os impactos dos meios tecnológicos nas divisões digitais e na participação social plena.

Programa

A unidade curricular está estruturada em duas partes: Parte I CP1. Aprendizagem numa Cultura Participativa. CP2. Visão geral do nosso momento actual de mudança nos media, dos tipos de aprendizagem informal que ocorrem no contexto da cultura participativa. CP3. Como as escolas respondem aos desafios colocados pelas novas tecnologias. CP4. Debates de fundo entre os que valorizam e os que criticam a literacia dos novos media. Parte II CP5. Habilidades e Competências Centrais. CP6. Participação plena na cultura de media emergente. CP7. Enquadramento das competências sociais e culturais, ilustrando-as através de fenómenos culturais como os equipas de jogadores nos videojogos online, a produção de vídeo no YouTube, a Wikipedia, a ficção gerada pelos fãs, o remix de conteúdos audiovisuais e os sites de redes sociais.

Método de Avaliação

Avaliação continua: apresentação de um projecto de literacia mediática (20%) e projecto escrito sobre um dos tópicos abordados (70% da nota). A originalidade e a inovação irá pesar na avaliação. O tempo de trabalho é estimado em cerca de 20 horas de pesquisa bibliográfica e/ou de campo. A participação em aula (10%). Os estudantes que não optem pela avaliação contínua ou que nele não tenham aproveitamento, podem recorrer ao exame final (100% da nota) nas épocas previstas para o efeito.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Vuorikari, R., Punie, Y., Carretero, S. & van den Brande, L. (2016). DigComp 2.0: The Digital Competence Framework for Citizens. Update Phase 1: The Conceptual Reference Model. Luxembourg Publication Office of the European Union. Spiezia, V., Koksal-Oudot, E. & Montagnier, P. (2016). New skills for the digital economy: measuring the demand and supply of ICT skills at work. Paris: OECD. Lyman, Peter, Ito, Mizuko Thorne, Barrie and Michael Carter (2009), Hanging Out, Messing Around, And Geeking Out: Kids Living and Learning With New Media, Cambridge: MIT Press/MacArthur Foundation. Kavanagh, K. & O?Rourke, K. C. (2016). Digital Literacy: Why It Matters. Dublin Institute of Technology. European Commission. (2016). The European Digital Competence Framework for Citizens. Disponível em: https://ec.europa.eu/social/main.jsp?catId=738&langId=en&pubId=7898&type=2&furtherPubs=yes:

Secundária

  • Watkins, S. Craig (2009) The Young and the Digital, Boston: Beacon Press. Palfrey, John and Urs Gasser (2008), Born Digital: Understanding the First Generation of Digital Natives, New York: Perseus. Martin, A. M. & Roberts, K. R. (2015). Digital Native ? Digital Literacy. Principal, 94(3), 18-21. Livingstone, S. (2011). Media literacy: Ambitions, policies and measures. Livingstone, S. (2008). Engaging with media?a matter of literacy?. Communication, culture & critique, 1(1), 51-62. Livingstone, S. (2004). Media literacy and the challenge of new information and communication technologies. The communication review, 7(1), 3-14. Lankshear, Colin and Michele Knobel (2006), New Literacies: Everyday Practices and Classroom Learning, Maidenshead: Open University Press. Jenkins, Henry (2006). Convergence Culture: Where Old and New Media Collide, New York: New York University Press. Hobbs, R. (1998). The seven great debates in the media literacy movement. Journal of Communication, 48 (2), 9-29. Douglas, S. J. (1995). Where the girls are: Growing up female with the mass media. Three Rivers Press. Doctorow, Cory (2008) Little Brother, New York: Tor, 2008. Buckingham, David (2007). Media education : literacy, learning and contemporary culture (Reprinted. ed.). Cambridge, Polity Barker, Chris (1999). Television, Globalization and Cultural Identities. Open University.:

Disciplinas de Execução

2011/2012 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre