Currículo
Média e Opinião Pública 01721
Contextos
Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Comunicação e Política
Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Ccti
Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Comunicação e Política
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os alunos vão debater, pesquisar e promover o seu conhecimento nas seguintes dimensões: - relações dialéticas entre condições tecno-mediáticas, sensibilidades epistemológicas, políticas e cívicas; - interseções entre governação, sistemas info-comunicacionais e cultura política; - correlações entre linguagens mediáticas, processos participativos, estratégias de legitimação e polarização política; - impacto dos modelos de negócios da comunicação social na qualidade dos processos de formação da opinião pública; - os efeitos das plataformas digitais na vida democrática e as repercussões da inteligência artificial na perspectiva da "algocracia".
Programa
O programa desta disciplina combina exemplos empíricos e debates teóricos, pesquisas em curso no âmbito da comunicação e democracia no labirinto da rede, o aprofundamento de temáticas específicas. É previsto articular os seguintes tópicos: 1 - Comparação entre abordagens teóricas de referência sobre opinião pública, comunicação política e media. 2 - Apresentação e debate em aula de textos e estudos aplicados em áreas específicas de diferentes domínios relacionados com a UC, nomeadamente: comunicação política e campanhas eleitorais; justiça e crime; ambiente e clima; economia e crise; bem-estar e doença; ciência e tecnologia; migrações e etnicidades; segurança e ódio etc. 3 - Aprofundamento do tema da polarização política, do ciber-populismo, da construção viral da realidade nos media contemporâneo.
Método de Avaliação
Os alunos poderão optar pela avaliação periódica ou pelo exame final. A avaliação dos conhecimentos adquiridos baseia-se na apreciação da participação e intervenção nas diferentes sessões (10%), na avaliação de um trabalho individual (50%), e na apresentação de grupo sobre um dos tópicos tratados nas aulas e do consequente trabalho a entregar no fim do semestre (40%). Na avaliação por exame final, a nota obtida no exame corresponderá a 100% da nota da UC.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Williams, M. (2021). A ciência do ódio. Lisboa: Contraponto Schudson, M. (2020). Journalism. Why it matters. Cambridge: Polity Press Schudson, M. (2011). The Sociology of News. New York-London: Norton Sandel, M. (2022). A tirania do mérito. O que aconteceu ao bem comum? Lisboa: Ed. Presença Nichols, T. (2018). A morte da competência. Os perigos da campanha contra o conhecimento estabelecido. Lisboa: Quetzal; Luhman, N. (2006). Complexidade social e Opinião Pública. In J. P. Esteves "Niklas Luhman. A impossibilidade da comunicação". Lisboa: Vega; Esteves, J. P. (2005). O espaço público e os media. Sobre a comunicação entre normatividade e facticidade. Lisboa: Ed. Colibri; Eco, U. (2013). A passo de caranguejo. Lisboa: Difel Correia, V. (2021). O mundo problemático das redes sociais. Lisboa: Ed. Colibri Bourdieu, P. (2003) A opinião pública não existe. In "Questões de sociologia". Lisboa: Fim de Século;:
Secundária
- Outros textos e artigos de revistas científicas serão disponibilizados durante as aulas.: