Currículo
Redes Sociais Online 01730
Contextos
Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Internet e Comunicação em Rede
Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Ccti
Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas
Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Ccti
Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Internet e Comunicação em Rede
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os alunos terão que investigar e compreender: O1. a génese e evolução dos laços e das redes sociais para as comparar criticamente com o aquelas que ocorrem no contexto digital; O2. a formação dos nós que nas redes online desempenham o papel de conectores e hub; O3. comparar os vários tipos de participação e ativismo nas redes sociais online; O4. relacionar as "affordances" das redes sociais online e os seus efeitos mais problemáticos nos comportamentos; O5. caracterizar as principais plataformas de redes sociais e suas estratégias de "engagement"; saber aplicar criticamente as técnicas de disseminação de conteúdos; O6. a economia política associada à utilização dos dados pelas plataformas das redes sociais; O7. identificar as principais questões que se levantam sobre o papel dos algoritmos nas plataformas de redes sociais online.
Programa
P1. Compreender a estrutura e dinâmica das redes sociais: centralizadas, descentralizada, distribuída; P2. Atores e dispositivos catalizadores nas redes sociais: entretenimento e lazer, expressão identitária, gestão de laços sociais, influencers; P3. Estratégias pessoais e profissionais para ganhar destaque nas redes sociais online: ativismo social e político, branding, desinformação; P4. As redes sociais online como desencadeadores de dependências psicológicas, radicalismos culturais; ciberagressões; P5. Caracterização e análise das plataformas digitais como novas dimensões da esfera pública e da propagação de conteúdos virais; P6. A datififação das práticas digitais e os desafios políticos das "echo chambers"; P7. Os algoritmos e o seu papel nas redes sociais.
Método de Avaliação
Os alunos poderão optar pela avaliação periódica ou pelo exame final. A avaliação dos conhecimentos adquiridos baseia-se na apreciação da participação e intervenção nas diferentes sessões (10%), na avaliação de um trabalho individual (50%), e na apresentação de grupo sobre um dos tópicos tratados nas aulas e do consequente trabalho a entregar no fim do semestre (40%). O trabalho deverá consolidar uma revisão da literatura atual, um objetivo de investigação empírico, teoricamente informado sobre as redes sociais online e metodologia de rede orientada. Na avaliação por exame final, a nota obtida no exame corresponderá a 100% da nota da UC.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Williams, M. (2022) A ciência do ódio. Lisboa: Contrponto Turner, F. (2006). From Counterculture to Cyberculture: Stewart Brand, the Whole Earth Network, and the Rise of Digital Utopianism. Chicago, Illinois: University Of Chicago Press. Pena, P. (2019). A fábrica de mentiras. Lisboa: Objectiva Frenkel, S. (2022) Manipulados. Lisboa: Ed. Objectiva Ferreira, G. B. (2018) SOCIOLOGIA DOS NOVOS MEDIA. Covilhã: Ed. LabCom Correia, V. (2022). O mundo problemático das redes sociais. Lisboa: Colibri Boyd, D. (2016). É complicado. As vidas sociais dos adolescentes em rede. Lisboa: Relógio D'Água Berger, J. (2014). Contágio. O que torna as coisas populares à escala mundial?. Lisboa: Clube do Autor Barabasi, L. (2009). Linked. A nova ciência dos networks. Belo Horizonte: Leopardo:
Secundária
- Outros textos e artigos de revistas serão disponibilizados durante as aulas.: