Currículo
Marketing Político 01714
Contextos
Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Comunicação e Política
Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Ccti
Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Comunicação e Política
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Aquisição de competências no domínio de: (i) conceitos teóricos necessários à compreensão dos mecanismos de competição política com recurso a técnicas de marketing; (ii) instrumentos metodológicos de marketing que permitem ser aplicados à acção política corrente dos agentes.
Programa
1. Apresentação dos alunos 2. Apresentação do programa 3. O conceito de Marketing 4. Definições de Marketing Político, história e áreas de aplicação 5. Estratégias de Marketing Político em ambiente concorrencial 6. Marketing intelligence e construção de uma pesquisa de mercado para o marketing político 7. A segmentação de mercado e a definição dos públicos alvo no marketing político 8. Posicionamento e criação de marca 9. Produto e Distribuição no marketing político 10. A comunicação no marketing político 11. Conceitos da comunicação: emissor, mensagem, tom, target, canais e suportes 12. Tipos de comunicação de marketing 13. Comunicação interna 14. Poder dos O.C.S. e agenda pública 15. Integração online/offline na comunicação política 16. Elaboração de um plano de marketing político 17. Monitorização e controlo do plano de marketing político 18. Apresentação de trabalhos individuais
Método de Avaliação
O sistema de avaliação periódica é composto por: · Participação nas aulas - inclui realização e discussão dos casos (50%) · Trabalho individual (50%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Lees-Marshment, Jennifer Political Marketing, Routledge, New York, 2ª edição, 2014:
Secundária
- ? Lendrevie, Levy, Baynast, Dionísio e Rodrigues, Mercator 25 Anos ? O Marketing na Era Digital, Publicações Dom Quixote, Lisboa, 2018 ? Lee, Nancy e Kotler Philip Marketing in the Public Sector: A Roadmap for Improved Performance, Prentice Hall, New Jersey, 2006 ? Dionísio, Rodrigues, Faria, Canhoto e Nunes, b-Mercator- Blended Marketing, Publicações Dom Quixote, Lisboa, 2009 ? Azevedo, António, Pereira, Joaquim e Magalhães Duarte City Marketing - MyPlace in XXI , Gestão Estratégica e Marketing de Cidades, Vida Económica, 2ª edição, 2011: