Currículo
Política e Regulação dos Média 01722
Contextos
Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas
Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Comunicação e Política
Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Ccti
Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Comunicação e Política
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ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Conhecimento da Europa como campo de intervenção dos media; 2. Conhecimento das políticas europeias para os media; 3. Regulação e quadros jurídicos nacionais para os media; 4. Desenvolvimento de capacidades reflexivas e análise crítica; 5. Desenvolvimento de capacidades de expressão escrita e oral.
Programa
1. O espaço do continente europeu nas suas várias dimensões políticas: a EU, o Conselho da Europa, o Espaço Schengen, o Espaço Económico Europeu. 2. A política europeia para os media 3. A política e regulação dos media em Portugal
Método de Avaliação
a) Avaliação contínua: artigo / ensaio sobre um tema no âmbito da UC (90%) + participação nos debates em aula (10%). b) Época Especial: artigo / ensaio sobre um tema no âmbito da UC (100%). a) Continuous assessment: article / essay on a topic within the scope of the UC (90%) + participation in class discussions (10%). b) Special Period: article / essay on a topic within the scope of the UC (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Jensen, Inger (2001) "Public relations and emerging functions of the public sphere: An analytical framework", Journal of Communication Management, Vol. 6 Iss: 2, pp.133 - 147 Harrisson, Jackie, Wessels, Bridgette (ed.) (2009) Mediating Europe: New Media, Mass Communications, and the European Public Sphere. Oxford: Berghahn Books. de Bussy N.M., Kelly, L. (2009) Stakeholders, Politics and Power. Towards and understanding of stakeholder identification and salience in government. Journal of Communication Management. Dondels, Karen, Pauwels, Caroline, Loisen, Jan (ed.) (2014) The Palgrave Hanbook of Europena Media Policy. Dahan, N.M. (2009) "The four Ps of corporate political activity: a framework for environmental analysis and political action", in Journal of Public Affairs, 9 (2 ), pp. 111-123 Center for Media Pluralism and Media Freedom (2013) European Union Competencies in Respect of Media Pluralism and Media Freedom. RSCAS Policy Papers. Disponível em: :
Secundária
- Center for Media Pluralism and Media Freedom: http://cmpf.eui.eu/Home.aspx European Audiovisual Observatory: http://www.obs.coe.int/ ERC: http://www.erc.pt/ Mediamonitor: http://www.mediamonitor.pt/ Some links União Europeia, DIRECTIVA 2010/13/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 10 de Março de 2010, relativa à coordenação de certas disposições legislativas, regulamentares e administrativas dos Estados-Membros respeitantes à oferta de serviços de comunicação social audiovisual (Directiva «Serviços de Comunicação Social Audiovisual») Barzanti, Fabrizio (2012) Governing the European audiovisual space: what modes of governance can facilitate a european approach to media pluralism? Robert Schuman Center for Advanced Studies. The Center for Media Pluralism and Media Freedom. Disponível em: http://cadmus.eui.eu/bitstream/handle/1814/23914/RSCAS_2012_49.pdf?sequence=1&isAllowed=y Sousa, Helena, Trützschler, Wolfgang, Fidalgo, Joaquim e Lameiras, Mariana (2013) Media Regulators in Europe: A Cross-Country Comparative Analysis, CECS - Communication and Society Research Centre, Universidade do Minho L'Etang, J. (2009) Public Affairs and the Public Sphere in Public Relations - Concepts, Practice and Critique.Sage. p.96 :