Currículo

Estudos Críticos em Média e Jornalismo 01731

Contextos

Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Ccti

Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Media e Jornalismo

Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Media e Jornalismo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os alunos vão debater, pesquisar e promover o seu conhecimento nas seguintes dimensões: - Analisar o impacto das transformações tecnológicas no âmbito das práticas de produção e consumo das narrativas e linguagens na infoesfera; - Compreender os desafios do Jornalismo na época da convergência dos media: imprensa, rádio, TV e mundo digital; - Adquirir conhecimento sobre a Economia dos Media e a Gestão de Media em uma Era de Incerteza dos media; - Perceber os debates em torno da regulação dos media: insights de reguladores e visões de audiências; e no contexto da Europa: tendências e prospetivas; - Proceder a análises comparativas de casos.

Programa

Nesta Unidade Curricular será discutida a reconfiguração dos espaços mediáticos contemporâneos na perspectiva da "remediation" e da convergência dos media, destacando o o papel do jornalismo na sociedade de hoje. Para isso serão debatidas criticamente diferentes conceções teóricas do jornalismo como este é praticado numa grande variedade de contextos sociais e políticos. Serão avaliadas as ligações normativas e empíricas entre o jornalismo, a produção de notícias e considerações éticas. Serão avaliadas criticamente as discussões contemporâneas sobre os desafios trazidos pela "information disorder" (desinformação) e as suas implicações para a literacia mediática e democrática. Para melhor compreender as necessidades, obrigações e condicionalismos do jornalismo, os alunos serão desafiados a construir jornalismo, de forma a terem uma visão por dentro dos processos de construção.

Método de Avaliação

Avaliação discreta: trabalho individual intermédio sobre sínteses críticas de leituras aconselhadas (30%) Ensaio com análise crítica sobre um dos seguintes tópicos: um meio de comunicação social português; ou sobre um caso noticioso a escolher; ou sobre uma estratégia narrativa multiplataforma; ou sobre fenómeno info-comunicacional viral. (70%). A participação ativa dos alunos contribui para a avaliação final. Ou Avaliação por Exame: Nesta UC o exame consiste na elaboração de um ensaio crítico individual que articule e aprofunde alguns dos tópicos lecionados (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Zelizer, B. (2017) What Journalism Could Be, Cambridge, Polity Press Pena, P. (2019). A fábrica de mentiras. Lisboa, Objectiva Nobre-Correia, J.-M. (2019) Média, Informação e Democracia. Lisboa, Almedina Nichols, T. (2019). A morte da competência. Os perigos da campanha contra o conhecimento estabelecido. Lisboa, Quetzal Mcbride, Kelly e Tom Rosenstiel (2013). The New Ethics of Journalism. CQ Press Kovach, B. & Rosenstiel, T. (2014) The elements of journalism ? What news people should know and the public should expect, 3th ed. Nova Iorque : Three Rivers Press Deuze, M & Prenger, M. (2019) Making Media, Amsterdam University Press Cardoso, G., Pinto-Martinho, A. & Crespo, M. (2018) Jornalismo, Indignação e Esperança, Lisboa, Mundos Sociais Cardoso, G., Magno, C., Soares, T.M. & Crespo, M. (org.) (2016) Modelos de negócio e Comunicação Social. Coimbra: Almedina Campos Mello, P. (2021). A Máquina do ódio. Jornalismo, Fake News, Violência Digital. Lisboa, Quetzal.:

Secundária

  • Schudson, M. (2011). The sociology of news. New York-London, Norton. Quinn, S. & Filak, V. (2005) Convergent Journalism: Writing and Producing Across Media, Burlington: Focal Press Newton, E., Searchlights and Sunglasses, Knight Center: Austin, 2015, disponível online Natário, A., Nery, I. & Branco, S. (org.) (2017) Tudo por uma boa história, Lisboa: Esfera dos Livros Jenkins, H. (2016). Cultura da conexão. Criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo. Aleph Fuller, J. (2010). What is happening to news: The information explosion and the crisis in journalism. Chicago: University of Chicago Press Cardoso, G., Santos, S. e Telo, D. (2017) Jornalismo em tempo de crise. Lisboa : Mundos Sociais Boczkowski, P. & Anderson, C.W. (2017) Remaking the News, Cambridge: MA, MIT Press Beckett, C. (2008) Supermedia. London: Blackwell:

Disciplinas de Execução

2011/2012 - 2º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre