Currículo
Teorias em Média e Comunicação 01720
Contextos
Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1 Aquisição de conhecimentos sobre a história e o papel dos media no contexto das sociedades contemporâneas. OA2 Capacidade de exposição das principais linhas teóricas do séc. XX sobre os media e a comunicação mediada apontado para potencialidades e fragilidades de cada uma. OA3 Desenvolvimento de capacidades de aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos na resolução de problemas específicos das ciências da comunicação.
Programa
1 - Introdução ao estudo da Comunicação e Media - Definições e enquadramentos para uma abordagem científica da comunicação. 2 - Teorias clássicas de Media e Comunicação - Teoria hipodérmica - Teoria ligada à abordagem empírico-experimental: persuasão - Teoria que deriva da pesquisa empírica de campo: efeitos limitados - Teoria de base estrutural-funcionalista das comunicações de massa - Teoria crítica dos mass media e indústrias culturais - Cultural Studies - Escola Canadiana 3 - Media e construção da realidade - Newsmaking - Agenda-setting - Gatekeeping - Framing 4 - Novos desenvolvimentos teóricos e novos media - As teorias da Domesticação das TIC
Método de Avaliação
Existem 3 fases possíveis para realização da avaliação: 1ª época, 2ª época e época especial. A avaliação compreende dois modos: a) 1a época artigo / ensaio sobre um tema no âmbito da UC (90%); e participação nos debates em aula (10%). b) 2a época e época especial artigo / ensaio sobre um tema no âmbito da UC (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Wolf, Mauro (2006) Teorias da Comunicação (8ª. ed.), Lisboa: Presença McQuail, Denis & Mark Deuze (2020) McQuail?s Media and Mass Communication Theory (7ª. ed.), London; Sage Balnaves, Mark; Stephanie Hemelryk Donald & Brian Shoesmith (2009) Media Theories and Approaches. A Global Perspective, Hampshire: Palgrave Macmillan:
Secundária
- Watson, James & Anne Hill (2012) Dictionary of Media and Communication Studies (8th ed.) London: Bloomsbury. Silverstone, Roger (1999), Why Study The Media?, London: Sage Serra, J Paulo (2007) Manual de teoria da Comunicação, Covilhã: Labcom. Robert S. Fortner, P. Mark Fackler (Eds.) (2014) The Handbook of Media and Mass Communication Theory, West Sussex: Wiley Mattelart, Armand & Mattelart, Michèle (1997) História das teorias da comunicação, Porto: Campo das Letras. Littlejohn, Stephen & Karen A. Foss (Eds.) (2009) Encyclopedia of Communication Theory, London: Sage Hesmondhalgh, David & Jason Toynbee (eds.) (2008) The Media and Social Theory, Oxon: Routledge Hartley, John (2020) Communication, Cultural and Media Studies: The Key Concepts (5th ed), London: Routledge Hall, Stuart (2005) Enconding/Decoding. In Hall, S., Hobson, D., Love, A., & Willis, P. (Eds.). Culture, Media, Language: Working Papers in Cultural Studies, 1972-79 (pp. 117-127) London: Routledge. Griffin, E., Ledbetter, A. & Sparks, G. (2019). A First Look at Communication Theory (10ª edição). New York: McGraw Hill Education Gradim, Anabela (2016) Framing: o enquadramento das notícias. Lisboa: Livros Horizonte Esteves, João Pissara (2011) Sociologia da Comunicação, Lisboa: Calouste Gulbenkian. Danesi, Marcel (2009) Dictionary of Media and Communications. New York: M. E. Sharpe. Couldry, N. and Hepp, A. (2016) The Mediated Construction of Reality. Cambridge: Polity. Castells, M. (2009) Communication Power, Oxford: Oxford University Press. Carey, James W (2009) Communication as Culture: Essays on Media and Society, Revised Edition, New York: Routledge. Breton, Philippe & Proulx, Serge (1997) A Explosão da Comunicação, Lisboa: Bizâncio: