Currículo

Ecrãs e Leitura Digital 02053

Contextos

Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Ccti

Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas

Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

.

Programa

1. O conceito de Leitura Digital 2. A ecologia da Leitura digital 3. Plataformas de Leitura Digital 4. Práticas de leitura: Consumo e práticas 5. Locais e espaços de leitura digital 6. Políticas de incentivo e desafios jurídicos 7. A leitura digital no contexto editorial 8. Estratégias de Edição Digital 9. A transformação do sector do livro 10. Novas Literacias

Método de Avaliação

1. Trabalho de grupo. Relatório de 5 a 7 páginas sobre uma boa prática de edição ou projectos de incentivo à leitura digital. 2. Trabalho escrito individual. Os alunos deverão escrever um ensaio de 15 a 20 páginas, resultante de trabalho de investigação empírica, sobre um dos temas discutidos nas aulas.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Thompson, J.B. (2010). Merchants of Culture. Londres: Polity Thompson, J.B. (2005). Books in the Digital Age: The Transformation of Academic and Higher Education Publishing in Britain and the United States. Londres: Polity Nunberg, G. (1996). The Future of the Book. Berkeley e Los Angeles: University of California Press. McLuhan, M. (2011 ) The Gutenberg Galaxy. Toronto: University of Toronto Press. Logan, R. (1987). The Alphabet Effect: The Impact of the Phonetic Alphabet on the Development of Western Civilization. Toronto: St. Martin Press. Gomez, J. (2008). Print Is Dead: Books in Our Digital Age. New York: Macmillan. Furtado, J. A. (2009). A Edição de Livros e a Gestão Estratégica. Lisboa: Booktailors. Bolter, J. D. e R. Grusin (2000). Remediation: Understanding New Media. Cambridge (MA): MIT Press. Birkerts, S. (2006). The Gutenberg Elegies: The Fate of Reading in an Electronic Age. New York: Faber & Faber [1994]. :

Secundária

  • Walsh, M., J. Asha and N. Sprainger (2007). ?Reading Digital Texts?. Australian Journal of Language and Literacy, 30 (1), pp. 40-53. Striphas, T. (2011). The Late Age of Print: Everyday Book Culture from Consumerism to Control. Nova Iorque: Columbia University Press. Rodríguez, J. (2007). Edición 2.0 ? Los Futuros del Libro. Barcelona: Melusina. Reinking, D. et al. (Eds.) (1998). Handbook of Literacy and Technology: Transformations in a Post-typographic World. Mahwah (NJ) and London: Lawrence Erlbaum Associates. Processing and Management, 42(2), 583?592. Martins, J. M. (2005). As Profissões do Livro. Lisboa: Verbo. Martins, J. M. (1999). Marketing do Livro: Materiais para uma Sociologia do Editor Português. Oeiras: Celta. Manguel, A. (1999). Uma História da Leitura. Lisboa: Editorial Presença. Mangen, A. and J.-L. Velay (2010). ?Digitizing Literacy: Reflections on the Haptics of Writing?. In Mehrdad Hosseini Zadeh (Ed.). Advances in Haptics. InTech, Disponível em: http://www.intechopen.com/articles/show/title/digitizing-literacy-reflections-on-the-haptics-of-writing Mangen, A. (2008). ?Hypertext Fiction Reading: Haptics and Immersion?. Journal of Research in Reading, 31 (4), pp. 404-419. Lynch, C. (2001). ?The Battle to Define the Future of the Book in the Digital World?. First Monday, 6 (6). Disponível em: http://firstmonday.org/htbin/cgiwrap/bin/ojs/index.php/fm/rt/printerFriendly/864/773. Liu, Z. (2006). ?Print vs. Electronic Resources: A Study of User Perceptions, Preferences, and Use?. Information Liu, Z. (2005). ?Reading behavior in the digital environment: Changes in reading behavior over the past ten years?. Journal of Documentation, 61(6), 700?712. Lessig, L. (2006). Code ? Version 2.0. Nova Iorque: Basic Books. Lessig, L. (2004). Free Culture: The Nature and Future of Creativity. Nova Iorque: Penguin Books. Jenkins, H. (2006). Convergence Culture. Nova Iorque e Londres: New York University Press. Howard, N. (2009). The Book: The Life Story of a Technology. Westport (Co.) e Londres: Greenwood Press. Furtado, J. A. (2010). ?Hipertexto revisited?. Letras de Hoje, 45 (2), pp. 31-55. Furtado, J. A. (2007). ?Fractura digital e literacia: Reequacionar as questões do acesso?. Comunicação & Cultura, 3, pp. 97-111. Furtado, J. A. (2006). ?Livro e leitura no novo ambiente digital?. In Pombo et al. Enciclopédia e Hipertexto. Lisboa: Editora Duarte Reis. Furtado, J. A. (2004). ?Metamorfoses da Edição na Era Digital?. Artigo apresentado no I Seminário Brasileiro sobre Livro e História Editorial, Rio de Janeiro. Furtado, J. A. (1999). ?As bibliotecas públicas, as suas missões e os novos recursos de informação?. Liberpolis, 2. Darnton, R. (2010). The Case for Books: Past, Present, and Future. Nova Iorque: PublicAffairs. Cull, B. W. (2011). ?Reading revolutions: Online digital text and implications for reading in academe?. First Monday, 16 (6). Disponível em: http://firstmonday.org/htbin/cgiwrap/bin/ojs/index.php/fm/article/viewArticle/3340/2985. Bolter, J.D. (2001). Writing space: Computers, hypertext, and the remediation of print. Mahwah (NJ) e Londres: Lawrence Erlbaum Associates (2ª Ed.). :

Disciplinas de Execução

2012/2013 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre