Currículo

Práticas Discursivas M0117

Contextos

Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

I. Perceber os media como tendo um papel catalisador na força ilocutória dos argumentos que possam ser politicamente utilizados contra um qualquer grupo externo; II. Assinalar semelhanças entre os discursos político e jornalístico populistas, que se regem pela visão aglutinadora de contrários contra um inimigo comum, e os perfis padronizados de identidade nas redes sociais, que procuram encobrir possíveis contradições e ambiguidades; III. Entender a institucionalização dos 'problemas públicos' como resultado de enquadramentos mediáticos estratégicos que se traduzem em práticas de naturalização.

Programa

I - Enquadramentos e Análise do Discurso II - Análise Crítica do Discurso (Histórico-Discursiva) III - Análise Crítica do Discurso (Sociocognitiva) IV - Análise do Discurso Foucauldiana V - Abordagem Linguística de Corpus VI - Abordagem Linguística Sistémico-Funcional VII - Análise Discursivo-Mitológica VIII - Semiótica Social Visual IX - Abordagens Semióticas de Enquadramentos

Método de Avaliação

Pede-se ao aluno que submeta, na plataforma Moodle, do ISCTE, um trabalho final individual que verse sobre dois métodos distintos de análise de discurso lecionados nas aulas, aplicando-os a excertos de um discurso (político, jornalístico ou publicitário) à sua escolha. O trabalho deve ilustrar as diferenças e as semelhanças nos resultados da análise efetuada com cada um desses métodos. O trabalho contribui em 100% para a nota final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Wodak, R. (2009) ´The Irrationality of Politics', in The Discourse of Politics in Action: Politics as Usual. Hampshire: Palgrave Macmillan, pp. 28-56. Van Dijk, T. A. (2017) Discurso, Notícia e Ideologia. Estudos na Análise Crítica do Discurso, trad. Z. Pinto-Coelho. Famalicão: Edições Húmus. Rose, G. (2008) ?Discourse Analysis I?, in Visual Methodologies: An Introduction to the Interpretation of Visual Materials. London: Sage, pp. 141-171. Entman, R. (1993) ?Framing: Toward Clarification of a Fractured Paradigm.' Journal of Communication 43(4): 51?58. Caldas-Coulthard, C. R., & Moon, R. (2010). ?Curvy, hunky, kinky?: Using corpora as tools for critical analysis. Discourse & Society, 21(2), 99?133. doi:10.1177/0957926509353843 Banks, D. (2002) ?Systemic Functional Linguistics as a model for text analysis.? ASp [Online]: 35-36: 1-14.:

Secundária

  • Wodak, R. (2007) ?Pragmatics and Critical Discourse Analysis. A cross-disciplinary Analysis.? Pragmatics and Cognition, 15 (1): 203?225. Van Dijk, T. A. (1993) ?Principles of Critical Discourse Analysis.? Discourse & Society 4(2), 249?283. Tjondro, M. (2014) ?Culpability across borders: print media of the DSK affair from an SFL perspective.? Journal of World Languages 1(2): 99-134. Moore, S. (1997) ??Whom does this discourse serve?? Some requirements for communication suggested by Foucault?s analysis of power.? New Jersey Journal of Communication 5(2), 150?166. Moon, R. (2013). From gorgeous to grumpy: adjectives, age, and gender. Gender and Language, 8(1), 5?41. doi:10.1558/genl.v8i1.5 MacMillan, C. (2020) ?A profoundly discriminatory entity? A discourse mythological analysis of the AKP?s discourse on the EU.? Journal of Contemporary European Studies, 1?14. Kress, G. & van Leeuwen, T. (1996) Reading Images: The Grammar of Visual Design. Victoria: Deakin University. Kelsey, D. (2015) ?Defining the ?sick society?: Discourses of class and morality in British right-wing newspapers during the 2011 England riots.? Capital & Class 39(2): 243?264. Graham, L. (2005) ?Discourse Analysis and the Critical use of Foucault?. Paper presented at Australian Association for Research in Education. 2005 Annual Conference, Sydney, 27th November ? 1st December. Boomgaarden, H./De Vreese, C. (2003) ?Valenced news frames and public support for the EU?. In: Communications, Vol. 28, pp. 361?381.Goffman, E. (1986) Frame Analysis: An Essay on the Organisation of Experience. Boston, Massachusetts: Northeastern University Press. Alvares, C. (2017) ?Mediatising the Radical: The Implied Audience in Islamic State Propaganda Videos?. In: Digitale Medien und politischweltanschaulicher Extremismus im Jugendalter: Erkenntnisse aus Wissenschaft und Praxis, ed. Sally Hohnstein & Maruta Herding. Halle: Deutsches Jugendinstitut e.V.: pp. 39-58. Álvares, C. (2018) ?Book review: Darren Kelsey, Media, Myth and Terrorism: A Discourse-Mythological Analysis of the ?Blitz Spirit? in British Newspaper Responses to the July 7th Bombings?, Discourse & Society 29(2): 224-226.:

Disciplinas de Execução

2011/2012 - 1º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre