Currículo

Questões Contemporâneas da Comunicação e da Cultura 01719

Contextos

Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A fornecer pelos professores a convidar em cada ano dentro do quadro conceptual definido pelos seguintes vectores de aprendizagem: - A revolução Informacional -Estudos sobre Internet: O Estado da Arte -Redes e Estados: A Política Global e a Internet -As culturas Internet: Liberdade, partilha e ideais libertários -A interacção social e os ambientes virtuais -As Redes Sociais e a Vida Quotidiana -O valor da Privacidade nos fluxos de informação on line- Internet, política e sociedade.

Programa

Ao focar teorias, abordagens e conceitos multidisciplinares sobre a Internet e dinâmicas sociais, e monitorando os diversos objetivos mencionados na seção anterior, o conteúdo da unidade expressa os objetivos do curso.

Método de Avaliação

A avaliação terá dois momentos essenciais, através da realização de uma apresentação de um texto em aula (artigo de revista científica ou um livro ou capítulo de um autor de referência - 40% da nota final) e um trabalho final apresentação de um ensaio crítico e argumentado de um ponto do programa (60% da nota final).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Ling, R. (2004) The Mobile Connection: The Cell Phone's Impact on Society, Morgan Kaufmann; Ito, M., Matsuda, M. & Okabe, D. (Eds) (2005) Personal, Portable, Pedestrian, Mobile Phones in Japanese Life, MIT Press; Ito, M. (2010) Hanging Out, Messing Around and Geeking Out: Kids Living and Learning with New Media, MIT Press, Cambridge, MA; Haddon, L. (2004) Information and Communication Technologies in Everyday Life: A Concise Introduction and Research Guide, Berg; Buckingham D. and R. Willett, Digital Generations (Eds) (2006) Digital Generations, Erlbaum; Castells, M. (2001), Internet Galaxy, OUP, Oxford. Berker, T, Hartmann, M., Punie, Y and Ward, K. (Eds) (2005) Domestication of Media and Technologies, Open University Press; :

Secundária

  • Wellman, B. & Haythornthwaite, C. (Eds) (2002) The Internet in Everyday Life, Oxford University Press; Bakardjieva, M. (2005) Internet Society, Sage; Van Dijk, J. (2005) The Deepening Divide: Inequality in the Information Society, Sage, London; :

Disciplinas de Execução

2011/2012 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre