Currículo
Questões Contemporâneas da Comunicação e da Cultura 01719
Contextos
Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A fornecer pelos professores a convidar em cada ano dentro do quadro conceptual definido pelos seguintes vectores de aprendizagem: - A revolução Informacional -Estudos sobre Internet: O Estado da Arte -Redes e Estados: A Política Global e a Internet -As culturas Internet: Liberdade, partilha e ideais libertários -A interacção social e os ambientes virtuais -As Redes Sociais e a Vida Quotidiana -O valor da Privacidade nos fluxos de informação on line- Internet, política e sociedade.
Programa
Ao focar teorias, abordagens e conceitos multidisciplinares sobre a Internet e dinâmicas sociais, e monitorando os diversos objetivos mencionados na seção anterior, o conteúdo da unidade expressa os objetivos do curso.
Método de Avaliação
A avaliação terá dois momentos essenciais, através da realização de uma apresentação de um texto em aula (artigo de revista científica ou um livro ou capítulo de um autor de referência - 40% da nota final) e um trabalho final apresentação de um ensaio crítico e argumentado de um ponto do programa (60% da nota final).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Ling, R. (2004) The Mobile Connection: The Cell Phone's Impact on Society, Morgan Kaufmann; Ito, M., Matsuda, M. & Okabe, D. (Eds) (2005) Personal, Portable, Pedestrian, Mobile Phones in Japanese Life, MIT Press; Ito, M. (2010) Hanging Out, Messing Around and Geeking Out: Kids Living and Learning with New Media, MIT Press, Cambridge, MA; Haddon, L. (2004) Information and Communication Technologies in Everyday Life: A Concise Introduction and Research Guide, Berg; Buckingham D. and R. Willett, Digital Generations (Eds) (2006) Digital Generations, Erlbaum; Castells, M. (2001), Internet Galaxy, OUP, Oxford. Berker, T, Hartmann, M., Punie, Y and Ward, K. (Eds) (2005) Domestication of Media and Technologies, Open University Press; :
Secundária
- Wellman, B. & Haythornthwaite, C. (Eds) (2002) The Internet in Everyday Life, Oxford University Press; Bakardjieva, M. (2005) Internet Society, Sage; Van Dijk, J. (2005) The Deepening Divide: Inequality in the Information Society, Sage, London; :