Currículo
Literacia dos Media L-M
Contextos
Groupo: Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - 2023 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os estudantes vão desenvolver os seus conhecimentos e pensamento crítico sobre a realidade mediática tendo como referente os seguintes objectivos de aprendizagem (OA): OA1. Identificar as dimensões do conceito de literacia mediática. OA2. Compreender os desafios contemporâneos impostos pelas tecnologias mediáticas no desenvolvimento de competências e habilidades. OA3. Socialização no debate sobre a importância e relevância das novas formas de literacia mediática. OA4. Compreender a relação entre culturas mediáticas e instituições sociais como a escola ou os contextos de trabalho. OA5. Identificar os impactos e processos de transformação associados ao uma cultura mediática ocularcêntrica e marcada por tecnologias audiovisuais. OA6. Perceber os desafios das redes digitais na sua complexidade técnica e social. OA7. Identificar os impactos dos meios tecnológicos nas divisões digitais e na participação social plena.
Programa
A unidade curricular está estruturada em dez sessões: Parte 1 - Literacia mediática e mudança social CP1. A pluralidade e complexidade do conceito de literacia mediática. CP2. Relação entre literacia dos média e a construção social da infância e das gerações Parte 2 - Literacia e tipos comunicacionais CP3. Literacia visual. CP4. Os aspetos semióticos da literacia e a relação entre linguagem e redes digitais. CP5. Jogos digitais, gamification e literacia mediática. Parte 3 - Literacia, educação e cidadania CP6. A educação com os média e os processos educativos na Sociedade em Rede. CP7. Os desafios da educação para os média. CP8. A relação entre literacia mediática e de cidadania. As plataformas digitais e a circulação de desinformação para essa relação. Parte 4 - Tendências futuras e investigação-ação CP9. Tendências atuais e prováveis desafios futuros da literacia dos média. CP10. Passar da investigação para a prática no campo da literacia dos média.
Método de Avaliação
Na avaliação ao longo do semestre, os estudantes irão realizar um trabalho individual ou proposta de projeto, em consulta com o professor, que fará uma contribuição académica ou pedagógica para a compreensão da literacia mediática e a sua aplicação em diversos contextos. Leituras semanais promoverão a participação dos estudantes. Além disso, cada estudante, para cada aula, deve fazer uma contribuição comentando as leituras, abordagens e casos de estudo, e indicando alguns temas ou questões a explorar durante as discussões em aula. A nota final terá como base o seguinte cálculo: trabalho individual ou projeto (90%) e participação/assiduidade (10%). A avaliação ao longo do semestre implica uma assiduidade mínima, não devendo ser inferior a 2/3 das aulas efetivamente lecionadas. Os estudantes que não optem pela avaliação ao longo do semestre ou que nela não tenham aproveitamento, podem recorrer à avaliação por exame, que implica igualmente a entrega de um trabalho de aprofundamento temático ou um projeto respeitante à aplicação da literacia mediática em contextos concretos.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Cho, H., Cannon, J., Lopez, R., & Li, W. (2024). Social media literacy: A conceptual framework. New media & society, 26(2), 941-960. Espanha, R. & Lapa, T. (Org.) (2019). Literacia dos Novos Média, Mundos Sociais, Lisboa. Hobbs, R. (2021). Media literacy in action: Questioning the media. Rowman & Littlefield. Kavanagh, K. & O’Rourke, K. C. (2016). Digital Literacy: Why It Matters. Dublin Institute of Technology. Kellner, D., & Share, J. (2019). The critical media literacy guide: Engaging media and transforming education. Leiden/Boston: Brill. Mason, L. E., Krutka, D., & Stoddard, J. (2018). Media literacy, democracy, and the challenge of fake news. Journal of Media Literacy Education, 10(2), 1-10. Pereira, S., Pinto, M., & Madureira, E. J. (2023). Referencial de educação para os media: educação pré-escolar, ensino básico, ensino secundário. Ministério da Educação Potter, W. J. (2021). Media literacy. Sage publications, 10th Edition:
Secundária
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