Currículo

Visualização e Ferramentas Digitais VFD

Contextos

Groupo: Conservação e Reabilitação Sustentável > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1: Conceber modelos digitais da construção. OA2: Conceber experiências de RV e de RA. OA3: SIG - Sistemas de Informação Geográfica OA4: Definir e desenvolver narrativas e Storytelling. OA5: Interpretar geometrias e gramáticas da forma.

Programa

CP1: Modelação BIM: representação e visualização tridimensional da construção; CP2: Realidade Aumentada e Realidade Virtual: princípios básicos de projeto; tecnologias utilizadas; desenho da experiência; modelação 3D; motor de jogos; customização da interação; visualização através de HMD ou criação de vídeo de navegação; CP3: SIG - Tipos e categorias de mapas: ferramentas geoespaciais livres para construção de mapas. Introdução ao QGIS; visualização e edição de dados espaciais; georreferenciação de imagens e análise espacial. CP4: Story Telling: conceção de dados para contar histórias. Narrativas Digitais com ArcGIS StoryMaps, ferramenta digital inovadora para a elaboração de narrativas digitais através de mapas personalizados, que permitem a conjugação de texto, imagem, vídeo e som, criando histórias impactantes, inspiradoras e emersivas. CP5: Gramáticas da forma, análise da geometria e aplicação em arquitetura, nomeadamente ao desenho de reabilitação.

Método de Avaliação

A avaliação é contínua e periódica, com base no desenvolvimento de um trabalho de grupo. A avaliação final será feita de acordo com: - Realização de exercícios práticos em aula - 50%. - Trabalho individual - 50%. É obrigatória a presença em 60% das aulas, não havendo lugar a exame final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • [6] SEGEL, E., & Heer, J. (2010). Narrative visualization: Telling stories with data. IEEEtransactions on visualization and computer graphics, 16(6), 1139-1148. [5] DUXBURY, Nancy, GARRET-PETTS, W.F. and MACLENNAN, David. Cultural Mapping as Cultural Inquiry, New York: Routledge, 2015. [4] CAMERON, F. and KENDERDINE, S. (eds) (2007) Theorizing Digital Cultural Heritage. A Critical Discourse. MIT Press. [3] Holzer, D. (2016). The BIM manager?s handbook?: guidance for professionals in architecture, engineering, and construction. Wiley. [2] BIM Uses. (n.d.). Retrieved September 10, 2020, from https://www.bim.psu.edu/bim_uses/ [1] BODENHAMER, David J., CORRIGAN, John; HARRIS, Trevor M. The Spatial Humanities. GIS and the future of humanities scholarship. Bloomington: Indiana University Press, 2010. :

Secundária

  • [15] RAPOSO, M., ELOY, S., DIAS, M.S. (2017), Revisiting the city augmented by digital technologies ? SeeARch tool. Proceedings of the 3rd International Conference on Preservation, Maintenace, and Rehabilitation of Historical Buildings and Structures. Pp. 637-646. [14] OZER, D. G. and NAGAKURA, T. (2016) ?Simplifying Architectural Heritage Visualization AUGMENTEDparion?, in Complexity & Simplicity - Proceedings of the 34th eCAADe Conference. Oulo (Finland), pp. 521?528. Available at: http://cat2.mit.edu/takehiko/ (Accessed: 14 November 2016). [13] Ma, K.-L., Liao, I., Frazier, Hauser, J. H., & Kostis, H.-N. (2012). Scientific StorytellingUsing Visualization, Computer Graphics And Applications (CG&A), VisualizationViewpoints, 32, (1), 12-19. [12] LONSING, W. (2007) ?Combining GPS and CAD Designing Virtual Models in Real Space Coordinate system?, in Predicting the Future, 25th eCAADe Conference Proceedings. Frankfurt am Main (Germany), pp. 655?661. [11] LANKOW, J., Ritchie, J., & Crooks, R. (2012). Infographics: The power of VisualStorytelling. John Wiley & Sons [10] KOSARA, R., & Mackinlay, J. (2013). Storytelling: The next step for visualization. IEEEComputer (Special Issue on Cutting-Edge Research in Visualization), 46 (5), 44-50, 2013 [9] GRASER, Anita. Learning QGIS 2.0. Use QGIS to create great maps and perform all the geoprocessing tasks you need. Birmingham: Packt Publishing, 2013. [8] GONÇALVES, A. J. M., SILVA, F. and MENDES, A. J. (2005) ?An approach to (virtually) recreate historical findings?. [7] GOMES, J., ELOY, S. (forthcoming) Do Laser Scan à experiência em Realidade Virtual Imersiva de um modelo BIM: experiências e testemunhos. In Proceedings of PTBIM. [6] GOMES, J.; ELOY, S.; SILVA, N. P.; RESENDE, R.; DIAS, L. (forthcoming) A quasi-real virtual reality experience: point cloud navigation. In Proceedings of the Artificial Realities: Virtual as an aesthetic medium in architecture ideation. Lisbon: ISCTE-IUL. [5] BRUY, Alexander and SVIDZINSKA, Daria. QGIS By Example: Leverage the power of QGIS in real-world applications to become a powerful user in cartography and GIS analysis, Birmingham: Packt Publishing, 2015. [4] BIM dimensions - 3D, 4D, 5D, 6D BIM explained | NBS. (n.d.). Retrieved August 5, 2020, from https://www.thenbs.com/knowledge/bim-dimensions-3d-4d-5d-6d-bim-explained [3] BREWER, C. A. - Designing Better Maps: A Guide for GIS Users. Redlands: Esri Press, 2005. [2] BERTIN, J. - Semiology of Graphics, Redlands: Esri Press, 2011. [1] AZUMA, R. (2015) ?Location-Based Mixed and Augmented Reality Storytelling?, 2nd edition of Fundamentals of Wearable Computers and Augmented Reality Location-Based Mixed and Augmented Reality Storytelling. CRC Press, pp. 259?276.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre