Currículo

Acompanhamento de Obra AO

Contextos

Groupo: Conservação e Reabilitação Sustentável > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final desta UC o estudante deverá ser capaz de: OA1 - Perceber a complexidade do Projecto e da Obra, no que respeita à coordenação das diversas especialidades e exigências da construção; OA2 - Refletir sobre a função e responsabilidade técnica, nas fases de Projeto de Execução e de Assistência técnica; OA3 - Prestar assistência e acompanhamento técnico de obras;

Programa

CP1. Projeto de Execução: - Peças escritas e desenhadas: Arquitetura e Especialidades; - Caderno de Encargos; - Especificações técnicas; - Mapa de acabamentos; - Mapa de trabalhos/medições; - Mapa orçamental; - Planeamento da empreitada; - Plano de Estaleiro; Projeto de Segurança e Saúde; CP2. Assistência técnica à obra.

Método de Avaliação

Dado o carácter eminentemente prático desta UC, a sua avaliação consiste exclusivamente num regime de avaliação ao longo do semestre, implicando uma presença mínima em 70% das aulas, discussões periódicas dos exercícios com o docente, a entrega de todas as fases dos exercícios propostos nas datas definidas, e a apresentação oral final. Ao longo do semestre serão realizados trabalhos de grupo e individual. O trabalho de grupo é contínuo e desenvolve-se de forma faseada ao longo do semestre. A nota final resulta da ponderação: 50% trabalho de grupo + 10% participação em aula + 40% trabalho individual. A apresentação oral dos trabalhos de grupo é obrigatória. A UC não tem avaliação por exame. A melhoria de nota só poderá ser realizada mediante a reinscrição na edição seguinte da UC, com a repetição completa de todo o processo de avaliação.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Acompanhamento de obra [1] Câmara Municipal de Lisboa (1979). Caderno de Encargos Tipo - Cláusulas Técnicas Gerais. Edital n.º 73/79, Lisboa. [2] CABRITA, Reis, Regras para elaboração de projectos, LNEC, Lisboa, 1996. [3] TEIXEIRA TRIGO, J; BORDADO, V. M., Cadernos de Encargos-tipo para a construção de edifícios, LNEC, Lisboa, 1969.:

Secundária

  • Acompanhamento de obra [7] ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA (1995). Empreitadas por Preço Global ou por Série de Preços e com Projecto do Dono da Obra - Caderno de Encargos Tipo - Cláusulas Gerais. Diário da República n.º 108 de 10/5/95, Lisboa. [8] BACALHAU, Juviano E.G., Documentos normativos aplicáveis à construção – relação classificada e anotada, LNEC, Lisboa 1980. [9] BRANCO, F. (1998) Introdução à Execução de Empreendimentos. IST, Lisboa. [10] CAMPANELLA, C., Obras de conservação e restauro arquitectónico. Condições técnicas especiais, Câmara Municipal de Lisboa, 2003. [11] Disposições legais aplicáveis ao projecto e à execução de obras. 31 Dez 2002, LNEC, Lisboa, 2003. [12] DL 55/99 de 2 de Março [13] Portaria nº 104/2001 de 21 de Fevereiro [14] FONSECA, M. SANTOS, Regras de medição na construção, LNEC, Lisboa 1997.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre