Currículo

Conceptualização e Intervenção em Contextos de Vulnerabilidade Social 05118

Contextos

Groupo: Criminalidade e Desvio > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Nesta UC pretende-se que o estudante possa: OA1) Compreender as principais teorias e abordagens sobre vulnerabilidade social; OA2) Analisar os fatores de risco e de proteção associados a diferentes grupos em situação de vulnerabilidade; OA3) Identificar metodologias de intervenção social eficazes em contextos diversos: Intervenção comunitária e territorial; Trabalho em rede e de articulação intra e intersetorial; Programas de empoderamento e promoção da resiliência; OA4) Desenvolver uma abordagem ética e crítica à intervenção social, promovendo práticas baseadas em evidência.

Programa

CP1) A Vulnerabilidade Social: Definição e conceitos-chave; Fatores estruturais, sociais e individuais da vulnerabilidade; Perspetivas teóricas sobre exclusão e inclusão social; CP2) Grupos em Situação de Vulnerabilidade: Crianças e jovens em risco; Populações migrantes e refugiadas; Pessoas em situação de sem-abrigo; Minorias étnicas. CP3) Modelos e Estratégias de Intervenção Social: Intervenção comunitária e territorial; Trabalho em rede e articulação com serviços sociais; Programas de empoderamento e promoção da resiliência; CP4) Ética e Deontologia na Intervenção Social.

Método de Avaliação

A avaliação ao longo do semestre implica a realização de: um teste individual, escrito (60%); a apresentação oral de um trabalho de grupo (40%). A avaliação por exame (1ª ou 2ª época) implica a realização de um teste individual de conhecimentos (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

Disciplinas de Execução