Currículo
Introdução à Psicologia Forense 05119
Contextos
Groupo: Criminalidade e Desvio > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os estudantes deverão ser capazes de: OA1) Introduzir os princípios fundamentais da Psicologia Forense, explorando as suas diversas aplicações no âmbito do Direito Penal, Direito Civil e Direito da Família e dos Menores. OA2) Compreender e analisar criticamente o papel da Psicologia Forense, em interligação com outras áreas do saber, em intersecção com o sistema de justiça, em vários contextos (tribunais, prisões, serviços de apoio a vítimas e agressores, entre outros) e na avaliação interdisciplinar com vítimas e agressores. OA3) Identificar métodos e técnicas em contextos forense; OA4) Refletir sobre os princípios e desafios éticos da Psicologia Forense.
Programa
CP1) Introdução à Psicologia Forense: Especificidades e âmbitos de atuação. Relação entre a Psicologia, o Direito e outras áreas do conhecimento. CP2) Contributos da psicologia na avaliação interdisciplinar e intervenção com vítimas: no contexto de promoção e proteção (maus-tratos e negligência), em processos crime (crimes de natureza sexual e violência doméstica) e no processo de testemunho. CP3) Contributos da psicologia na avaliação interdisciplinar e intervenção com agressores: em contexto de processos tutelares-educativos (jovens infratores); em contexto de processos crime (agressores sexuais e agressores conjugais). Avaliação do risco de reincidência em contexto interdisciplinar. CP4) Variáveis cognitivas e emocionais que influenciam os processos de tomada de decisão: heuristicas e enviesamentos. CP5) Princípios éticos e deontológicos.
Método de Avaliação
Com base no modelo pedagógico do ISCTE, serão utilizadas diferentes estratégias pedagógicas: Aulas Teóricas e Expositivas, para a transmissão dos conceitos fundamentais da Psicologia da Justiça. Discussão de Textos e Artigos Científicos, para fomentar o pensamento crítico e a familiarização com a literatura académica da área. Estudo de Casos Reais ou Simulados, para desenvolver a capacidade de análise crítica e aplicação prática dos conhecimentos. Trabalhos Práticos, para desenvolver competências específicas nesta área de conhecimento.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Almeida, Fátima e Mauro Paulino, coords. 2012. Profiling, Vitimologia & Ciências Forenses: Perspetivas atuais. Lisboa: Pactor. Anciães, Alexandra e Rute Agulhas. 2022. Grande Livro sobre a Violência Sexual: Compreensão, Prevenção, Avaliação e Intervenção. Lisboa: Edições Sílabo. Crighton, David A. e Graham Towl, orgs. 2021. Forensic Psychology. Nova Iorque: Wiley, 3ª ed. Pessanha, Elisabete, Joana Alexandre e Ângela Maia. 2023. Contributos da avaliação técnica na tomada de decisão judicial no âmbito tutelar educativo em Portugal: Uma análise documental. Psicologia, 37 (1), 30-38. doi: https://doi.org/10.17575/psicologia.1770: · · ·
- Agulhas, Rute e Alexandra Anciães. 2023. Casos Práticos em Psicologia Forense. Lisboa: Edições. Sílabo Bartol, Curt e Anne Bartol. 2025. Introduction to Forensic Psychology. Research and Application. Londres: SAGE, 7ª ed. Barroso, Ricardo e David Neto, orgs. 2020. A Prática Profissional da Psicologia na Justiça. Lisboa: Ordem dos Psicólogos Portugueses. Brown, Jennifer e Miranda Horvath, orgs. 2021. The Cambridge Handbook of Forensic Psychology. Cambridge: Cambridge University Press. Canter, David. 2010. Forensic Psychology. A very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press. Ireland, Jane, Carol Ireland, Martin Fisher e Neil Gredecki, orgs. 2017. The Routledge International Handbook of Forensic Psychology in Secure Settings. Nova Iorque: Routledge. Matos, Marlene, Gonçalves, Rui e Carla Machado, orgs. (2011). Manual de Psicologia Forense: Contextos, Práticas e Desafios. Braga: Psiquilibrios Edições. : · · ·