Currículo
Formulação de Políticas Públicas e Design Thinking FPPDT
Contextos
Groupo: Digitalização na Administração Pública > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC, o aluno será capaz de: 1. Desenvolver habilidades de pensamento analítico e crítico combinando análise, julgamento e criatividade para gerar soluções inovadoras e tomar decisões estratégicas equilibradas num ambiente global. 2. Obter uma compreensão clara das possibilidades de design thinking, com uma compreensão prática de como diferentes organizações, podem se beneficiar das estratégias e técnicas de design thinking. 3. Permitir que os alunos aprendam habilidades de pensamento crítico 4. Definir criatividade, perceber como a criatividade pode ser estimulada, e descrever or três tipos de sistemas de gestão de ideias. 5. Compreender a importância das equipas, estruturas de equipas e redes para a inovação. 6. Estar familiarizado com os conceitos e a linguagem do estudo de políticas públicas 7. Conhecer a fase de conceção e desenho de políticas públicas e desenhar uma política pública"
Programa
Parte I: 1.Análise de políticas públicas a-Políticas e politica b-Instituições governamentais e atores políticos c- desenho de política pública e o policymaking 2.Processo político: o ciclo das políticas públicas 3.O agendamento de políticas a-Conceitos fundamentais b-Modelo dos fluxos múltiplos, equilíbrio pontuado e outros 4. A formulação de políticas a-Definição de problemas b- Formulação de objetivos c-Resultados, eficácia e eficiência 5.Governança multinível e formulação de política multinível 6.Implementação, erro e aprendizagem a-As abordagens top-down e bottom-up b-Processos organizacionais c- A aprendizagem a partir da implementação Parte II 1.Introdução ao design thinking 2.O poder do porquê 3.Contar histórias e como preparar a mente 4.O processo de geração de ideias e superação da resistência 5.Mapeamento mental 6.O que impressiona e o que funciona 7.Projetando uma comunicação que move pessoas 8.Pensamento criativo e transformação digital
Método de Avaliação
A avaliação desta UC decorre: 1) ao longo do semestre com trabalhos individuais, em conformidade com as orientações dadas na plataforma de e-learning, designadamente: a) Relatório de análise / formulação de política (60%) b) Vídeo gravado pelo aluno online para apresentação das reflexões finais e observações dos principais tópicos de aprendizagem (40%). ou 2) por exame, que consiste na realização de trabalho individual, em conformidade com as orientações dadas na plataforma de e-learning. a) Relatório de análise / formulação de política (60%) b) Vídeo gravado pelo aluno online para apresentação das reflexões finais e observações dos principais tópicos de aprendizagem (40%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 116.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
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Secundária
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