Currículo

Dados na Decisão e Gestão Pública DDGP

Contextos

Groupo: Digitalização na Administração Pública > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final do curso os estudantes serão capazes de: Reconhecer a utilidade de decidir utilizando dados | Estar sensibilizados para as questões éticas, riscos e necessidade de transparência na utilização de dados | Conhecer onde e como recolher informação, organizar uma base de dados, saber colocar as perguntas certas e interpretar informação proveniente de: análises descritivas, aplicação de algoritmos e indução, compreender processos de relação entre variáveis e conceitos de probabilidade de evento | Saber procurar dados produzidos por outros, saber encomendar estudos úteis | Fazer ligação entre dados e decisão - desenhar medidas e processos de gestão e antever o que esperar através da análise de modelos previsionais.

Programa

As motivações para utilização de dados| A ética na utilização de dados | O novo mundo dos dados por toda a parte | Alguns instrumentos básicos de Análise | Avaliar e decidir com base em investigação de dados produzida por outros| Saber pedir dados |Dos dados à decisão causas e consequências

Método de Avaliação

O processo é on line com uma parte expositiva de conceitos - vídeos, ebooks e leitura de artigos e outros materiais. Todas as subunidades terão momentos de interatividade e trabalho desenvolvido pelo próprio aluno | Curso Elearning com um processo de avaliação que irá incluir: Fóruns de discussão (15%) | entrega de trabalhos e análise de casos de estudo (30%)| resposta a questões (15%) e um trabalho final de aplicação a contexto (40%). Cada subunidade obrigará à demonstração de aquisição de conhecimento.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 116.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • From evidence-based policy to the good governance of evidence, OECD (2019), The Path to Becoming a Data-Driven Public Sector, OECD Digital Government Studies, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/059814a7-en. | Broomfield, H. Reutter, L (2021) Towards a Data-Driven Public Adminsitrtion: An Empirical Analysis of Nascent Phase Implementation, Scandinavian Journal of Public Administration 25(2):3-97 | Brown, D.C.G. and Toze, S. (2017), Information governance in digitized public administration. Can Public Admin, 60: 581-604. https://doi.org/10.1111/capa.12227 | Mittal, P. (2020). Big data and analytics: a data management perspective in public administration. International Journal of Big Data Management, 1(1), 1. https://doi.org/10.1504/ijbdm.2020.10032871 | Parkhurst, J. (2017) The Politics of Evidence, Routledge:

Secundária

  • https://joinup.ec.europa.eu/collection/study-data-analytics-member-states-and-citizens | https://www.ttec.com/articles/data-driven-decision-making-work-public-sector | https://www.govx.digital/data/essential-guide-data-driven-government | https://onlinemasters.ohio.edu/blog/why-learning-data-analysis-is-essential-for-public-administrators/:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre